Opinião: Campeonato equilibrado, mas tem apenas dois times com chances concretas de título

Divulgação/Atlético-MG

Passadas 14 rodadas do Campeonato Brasileiro, quase metade do torneio, nenhum time despontou como grande favorito até o momento. Um equilibrio não visto no bicampeonato do Cruzeiro, por exemplo, quando os mineiros arrancaram no início do campeonato e se mantiveram à frente até o final.

LEIA MAIS
Guilherme reclama de reserva e diz que “poderia estar em situação melhor”
Luan sente joelho, atua só por 22 minutos e pode desfalcar Atlético-MG por duas semanas
Jogadores do Atlético-MG exaltam bom jogo do time, mas alfinetam arbitragem

Dentre os primeiros colocados e que, por enquanto, brigam pelo título estão; Atlético Mineiro (29), Corinthians (29), Fluminense (27), Sport (27), Grêmio (26), Palmeiras (25)  e São Paulo (24). Destes, alguns devem ficar pelo caminho, principalmente pela falta de elenco e investimentos,

Sport e Grêmio devem ser o primeiros a perderem forças. No entanto, o fato de os pernambucanos jogarem na Ilha do Retiro ou Arena Pernambuco e os gaúchos na Arena do Grêmio podem dar uma força extra para continuar a luta por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2015.

A insconsistência do São Paulo é um dos fatores que podem prejudicar o time do Morumbi em busca do título. Os sãopaulinos vão muito bem dentro de casa, todavia, o desempenho não se repete fora de seus domínios. Expulsões por atacado, atraso de salários e saída de jogadores também são motivos que podem deixar o Tricolor paulista fora da briga pelo título.

Já o outro Tricolor, o do Rio de Janeiro, dependerá muito de como Ronaldinho se encaixará no time. Pode dar muito certo ou muito errado. Na primeira situação, briga pelo título até o final, na segunda pode nem chegar a disputa por uma vaga na Liberta do ano que vem.

O Corinthians é outro time que vive uma incógnita. Apesar da saída de seu principal jogador – Paolo Guerreiro – e depois de uma má fase após a eliminação na Libertadores e no Paulistinha, o técnico Tite conseguiu remontar o Timão, que agora vive boa fase, apesar do mal desempenho e Vagner Love. Jadson tem feito a diferença, mas a falta de elenco pode prejudicar o time de Parque São Jorge na disputa pelo título. O setor ofensivo é o mais carente da equipe.

Após a chegada do técnico Marcelo de Oliveira, o Palmeiras ganhou padrão de jogo e reagiu na competição. A a presença da torcida em massa nos jogos no Allianz Parque, e o entrosamento de boa parte dos 24 reforços, tem feito com que o Verdão volte a brigar por títulos, assim como foi na década de 90. A vinda de Lucas Barrios e a saída de Jorgito Valdívia também são motivos que credenciam o antigo Palestra Itália a um dos principais candidados ao título do Brasileirão.

Principal candidato ao título, o Atlético Mineiro mostra um futebol envolvente, com boas troca de passes, velocidade e técnica. Tudo isso, agregada a capacidade de finalização de seus atacantes, princpalmente Lucas Pratto e ao bom sistema defensivo com Victor, Leo Silva e Jemerson são os pontos fortes do time mineiro.

Faltam nada menos do que 25 rodadas para o campeão levantar a taça, ainda muita coisa pode acontecer. Alguns times, candidados ao título, podem cair de produção e terminar na parte de baixo da tabela, enquanto outros, surpreendentermente, subir de buscar a taça. Isso tudo, somente saberemos no dia 06 de dezembro, por volta das 18h, claro, se nenhuma equipe disparar na liderança e garantir o campeonato com rodadas de antecedência.

Divulgação/Atlético-MG



Jornalista formado em 2012, atuando na área desde 2010, com experiência em impresso e TV. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte em 2014. Apaixonado por futebol, sempre procurando novas formas de divulgar o esporte.