Briga por título e rebaixamento: Próximos adversários não animam o São Paulo

erico leonan - saopaulofc.net

Faltam cinco rodadas para o encerramento do 1º turno e o São Paulo busca o fim das oscilações para se manter de vez no grupo de cima da tabela. Os adversários que estão por vir, no entanto, não animam o Tricolor: Cruzeiro, Atlético-MG, Corinthians, Figueirense e Goiás – uns brigando diretamente por título e outros contra o rebaixamento.

LEIA MAIS
Após nova suspensão por reclamação, Osorio promete: “Não serei mais expulso”
No São Paulo, Ganso vai pedir aumento para permanecer

A vida do São Paulo realmente não será fácil. A sequência de jogos “ingratos” começa neste domingo, contra o Cruzeiro, no Morumbi. Apesar do time celeste estar no meio da tabela – 12º colocado, com 17 pontos – é praticamente certeza que os mineiros brigarão pelas primeiras posições. Conseguir três pontos em cima de um adversário direto, jogando em casa, é fundamental.

Também brigando pela liderança estão Atlético-MG e Corinthians, hoje 1º e 2º colocados na tabela de classificação, respectivamente, ambos com 29 pontos, cinco a mais do que o São Paulo. Paradas duríssimas para o Tricolor que enfrenta o Galo em Minas, na 16ª rodada. Já o clássico “Majestoso” virá na sequência, no Morumbi. O que poderia ser um triunfo para o time de Osório, poderá ser um problema. Jogando em sua casa contra o Timão, o São Paulo leva desvantagem: em 138 jogos entre as duas equipes até o momento no estádio, o alvinegro venceu 49 vezes, houve 54 empates e 35 vitórias do Tricolor. No último jogo por lá, vitória são-paulina por 2-0, pela Libertadores.

Após os duelos contra os que brigam pelo G4, o São Paulo irá enfrentar outros adversários que prometem dificultar muito a vida do Tricolor. Na 18ª rodada, o adversário será o Figueirense, em Santa Catarina. Hoje na 15ª colocação com apenas 16 pontos, o alvinegro catarinense luta para se distanciar do Z-4. Pior do que o Figueirense está o Goiás, hoje com 13 pontos e na 17ª colocação, brigando para não ficar na zona do descenso. O jogo contra o São Paulo será o de encerramento do turno, no Morumbi.

São 15 pontos em disputa nos próximos cinco jogos. Confrontos muito difíceis que o São Paulo terá de buscar a vitória se quiser, de uma vez por todas, brigar pelas primeiras posições no Campeonato Brasileiro. Quantos pontos o São Paulo conseguirá nestes jogos? Só o tempo dirá.

Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net