Brasil deve enfrentar o México na semi do futebol feminino no Pan

O Brasil joga neste domingo (19) a última rodada da fase de grupos dos Jogos Pan-Americanos de Toronto no futebol feminino. Apesar de ter passado com facilidade pela Costa Rica com um 3 a 0, e ter feito um sonoro 7 a 1 no Equador, a seleção ainda não está matematicamente classificada, mas precisaria perder por cinco gols de diferença para o Canadá, enquanto as costarriquenhas precisariam fazer o mesmo contra o Equador.

LEIA MAIS
Semana é marcada por cutucadas entre Globo e Record em transmissões esportivas

Se a matemática ainda não permite colocar as brasileiras na semifinal, as chances tornam praticamente impossível uma queda da seleção, que também só perde a liderança do grupo se perder por esses cinco gols de diferença para as canadenses. Com isso, a seleção do México deve ser a rival do Brasil na próxima fase.

O Grupo A teve sua conclusão neste sábado (18). A Colômbia, favorita desde o início a brigar por medalhas, terminou na primeira posição com sete pontos conquistados após vencer a Argentina por 2 a 0. O time rival deixou o Pan na última posição do grupo, com apenas um ponto conquistado no empate contra Trinidad e Tobago na estreia.

O México também saiu da primeira fase com vitória, por 3 a 1, contra Trinidad e Tobago. Essa foi a única derrota da equipe da América Central no futebol feminino do Pan, já que o time, que chegou como azarão, segurou empates contra as argentinas e contra as favoritas colombianas nos jogos anteriores. Elas deixam o Canadá com dois pontos e uma campanha melhor que a da Argentina.

As emoções neste domingo devem ficar por conta da briga entre canadenses e costarriquenhas pelo segundo lugar do Grupo B. Quem passar nessa vaga enfrentará as colombianas na semifinal. O Canadá começou bem o torneio vencendo o Equador por 5 a 2, mas foi surpreendido e perdeu para a Costa Rica por 2 a 0.

Para se classificar, o Canadá precisa vencer o Brasil e torcer para que a Costa Rica não vença por uma vantagem três gols maior que a sua. Por exemplo, se as canadenses vencerem as brasileiras por 1 a 0, serão eliminadas caso as costarriquenhas apliquem uma goleada por 4 a 0 sobre o Equador. Um cenário que, convenhamos, não é impossível.

As donas da casa terão a vantagem de entrar em campo sabendo o resultado que precisam, já que Costa Rica x Equador será a preliminar. O Canadá é o atual campeão do futebol feminino no Pan. A medalha de ouro em Guadalajara-2011 foi conquistada com uma vitória sobre o Brasil nos pênaltis.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.