Basquete: Brasil bate Canadá, fatura ouro no Pan e quebra jejum de cinco anos

A Seleção Brasileira Masculina de Basquete faturou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Toronto na noite deste sábado (25) ao bater a equipe do Canadá por 86 a 71. A conquista, que veio de forma invicta, é a primeira do País desde o título do Sul-Americano de 2010, e também o primeiro triunfo da equipe sob comando do treinador argentino Rubén Magnano.

LEIA MAIS:
Tênis de Mesa brasileiro garante cinco medalhas neste sábado no Pan

A equipe brasileira teve um início fulminante, rodando bem o elenco – todos os atletas haviam entrado em quadra após 15 minutos – e trocando passes em velocidade no ataque, que contou com um bom desempenho de Rafael Hettsheimeir. O bom desempenho se refletiu no placar, com o Brasil vencendo os dois primeiros períodos da partida por 26 a 13 e 22 a 16, respectivamente.

O Canadá reagiu no terceiro período e começou a diminuir a diferença, graças aos bons desempenhos de Jamal Murray e Andrew Nicholson. No início do período final, os canadenses ficaram a seis pontos de alcançar o Brasil, mas os comandados de Magnano conseguiram se recuperar e voltaram a se distanciar no placar, alcançando a vitória.

Rafael Hettsheimeir, Augusto Lima e Larry Taylor foram os cestinhas do Brasil na partida, cada um com 13 pontos. Rafael Luz foi outro destaque da equipe, ao apanhar sete rebotes e passar sete bolas para cestas de seus companheiros. Vitor Benite também deu sete assistências. Anthony Bennett foi o maior pontuador do jogo, com 18 tentos, além de auxiliar o Canadá com nove rebotes.

O triunfo sobre o Canadá coroou um ótimo campeonato do selecionado do Brasil, que faturou o título com cinco vitórias. Na primeira fase, a equipe nacional passou por Porto Rico, Venezuela e Estados Unidos. O jogo mais complicado foi a semifinal, contra a República Dominicana, quando o time brasileiros garantiu a vitória apenas nos minutos finais.

Foto: reprodução/TV



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.