Aniversariante do dia, Telê Santana é homenageado no Morumbi

Foto: Arquivo Histórico / saopaulofc.net

Técnico da seleção brasileira na Copa de 1982, Telê Santana completaria 84 anos neste domingo (26). Um dos principais momentos da carreira dele foi no São Paulo, onde conquistou o bicampeonato da Libertadores e do Mundial em 1992 e 1993. O trabalho lhe rendeu uma homenagem no Estádio do Morumbi, durante o intervalo do jogo entre São Paulo e Cruzeiro. Alexandre Pato fez o único gol na vitória do time tricolor.

LEIA MAIS:
Pato confirma desejo de voltar à Europa e cutuca Andrés Sanchez
No São Paulo, Pato e Milton Cruz dedicam vitória a Osório

O São Paulo apresentou durante o jogo uma camisa que leva o nome e o rosto do treinador na parte frontal. O modelo é uma camisa polo vermelha, em alusão a uma das roupas mais usadas por Telê durante a passagem pelo time tricolor.

Além dos troféus já citados, Telê Santana conquistou no São Paulo Campeonato Paulista (1991 e 1992), Campeonato Brasileiro (1991), Recopa (1993 e 1994) e Supercopa (1993).

Nascido em Itabirito, Minas Gerais, Telê Santana atuou como ponta-direita do Fluminense, Guarani, Madureira e Vasco da Gama. Como treinador, treinou o Al-Ahli, da Arábia Saudita, e diversos times brasileiros, como o próprio time das Laranjeiras, Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Palmeiras e Flamengo.

O nome de Telê Santana virou estádio em Duque de Caxias, na região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. O Fluminense também batizou com o nome do treinador o hotel localizado no centro de treinamento das categorias de base do clube.

O time comandado por Telê Santana na Copa da Espanha é considerado por muitos brasileiros um dos melhores da história da seleção brasileira. No elenco estavam nomes como Falcão, Zico, Sócrates, Reinaldo e Serginho Chulapa. A Itália terminou com o sonho do tetracampeonato, conquistado 12 anos depois pelos comandados de Carlos Alberto Parreira.

(FOTO: Arquivo Histórico / saopaulofc.net)