5 dicas para evoluir nos treinos de corrida!

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Você já pratica a corrida há alguns anos, no mínimo 3 vezes por semana, participou e ainda participa de alguma provas de corrida de rua, mas não percebe evolução na sua performance e nem diminui aquela “saliência abdominal” que insiste em te acompanhar!

Você tem variado os estímulos do seu treino de corrida? A grande maioria das pessoas costumam, no máximo, variar a distância da corrida e não a intensidade do treino.

Excelente, se seu objetivo é cuidar da saúde, manter-se ativo, controlar níveis de colesterol e triglicérides…mas pensando em melhora de performance, a variação no treinamento de corrida é fundamental.

Nosso metabolismo tem um poder de adaptação incrível e se você der sempre o mesmo estímulo durante os treinos, manterá o mesmo condicionamento físico, corpo e cronômetro!

Existem algumas variações de treinamento de corrida, como rodagem, fartleck, tiros, intervalados, progressivos, regenerativos e escadaria (CLIQUE AQUI E VEJA TREINO DE ESCADAS). O importante é utilizar algumas dessas variações, de acordo com seu objetivo e periodização do treino. Para isso, converse com seu treinador ou com algum Professor de Educação Física. Desta forma, além de uma melhora significativa no seu condicionamento cardiovascular,  seu metabolismo trabalhará mais acelerado, promovendo uma maior queima de gordura corporal, entre ela a gordura abdominal.

O BEST TRAINER MARIO XUXA elaborou 5 dicas para você evoluir na corrida:

– Saia da “zona de conforto”, canse, sue a camisa, ou seja, aumente a intensidade do treino.

– Intercale um treino de variação de velocidade ( tiros, intervalado) com um treino de rodagem;

– Acrescente à sua rotina de treinos de corrida, treinos de fortalecimento muscular, como a musculação ou treinamento funcional.

– Descanse! O repouso é tão importante quanto o treino. Respeite seu corpo e durma bem!

– Alimente-se bem! Com o aumento da intensidade dos treinos, aumente também a ingesta de carboidratos e proteínas, mas com cuidado na qualidade (carboidratos integrais e proteínas magras).

Consulte um Professor de Educação Física para lhe ajudar no planejamento dos seus treinos e uma Nutricionista para cuidar de sua alimentação, sem esquecer de passar por um Médico antes de iniciar seu treinamento de corrida.

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