Relembre grandes vitórias do Cruzeiro sobre o River Plate

Cruzeiro
Getty Images

Quando o assunto são confrontos entre Cruzeiro e River Plate, o time argentino é freguês do brasileiro. Em 13 jogos desde 1976, a Raposa venceu dez. Os argentinos levaram a melhor nos três restantes. Nesta quarta-feira (27), as duas equipes fazem o 14º duelo de sua história, pela volta das quartas de final da Taça Libertadores, no Mineirão.

LEIA MAIS:
Mercado da bola: Cruzeiro empresta Riascos para o Vasco

E foi justamente em cima do River Plate que o Cruzeiro conquistou a primeira Libertadores de sua história. Em 1976, o torneio foi disputado em três partidas. A Raposa venceu a primeira, no dia 21 de julho daquele ano, por 4 a 1, no Mineirão. Depois de perder o segundo duelo por 2 a 1, na Argentina, no dia 28, o Cruzeiro se sagrou campeão no dia 30 de julho de 1976 ao vencer a equipe de Buenos Aires por 3 a 2 em Santiago, no Chile.

No quarto e último confronto das equipes até aqui na Libertadores, o Cruzeiro venceu novamente: 1 a 0, em Buenos Aires, pela ida das quartas de final da edição deste ano. Essa vitória ainda está fresca na memória do torcedor celeste: aconteceu na quinta-feira passada (21), no Monumental de Nuñez.

O Cruzeiro também atropelou o River Plate em outros torneios. Foi em cima do rival argentino que os mineiros se sagraram campeões da Supercopa da Libertadore sem 1991. Depois de perder o primeiro jogo por 2 a 0, em 13 de novembro de 1991, a Raposa deu o troco no Mineirão e derrotou o River por 3 a 0, no dia 20 de novembro.

Pela Supercopa da Libertadores do ano seguinte, o Cruzeiro se classificou para a semifinal ao derrotar o River nos pênaltis, por 5 a 4, em pleno Monumental de Nuñez. A data: 28 de outubro de 1992.

A Raposa também levou a melhor sobre os argentinos em 1998. Em dois jogos, venceu o River Plate por 2 a 1 e 2 a 0 pelas quartas de final da Copa Mercosul. Na última vez que as equipes se encontraram, deu Cruzeiro de novo, desta vez, pela primeira fase da Copa Mercosul de 1999. Foram duas vitórias azuis: 2 a 0 e 3 a 0. As partidas também foram válidas pela Recopa Sul-Americana. Ou seja: mais um vice na conta do River diante do Cruzeiro.

Crédito da foto: Getty Images



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.