Ponte Preta fez sua melhor campanha no Brasileiro de 1981

Reprodução/Facebook

O ano de 1981 é considerado pela Ponte Preta como o ano de ouro do clube. Nesse período a ‘Macaca’ conquistou vários títulos: vice no Paulista, a Copa São Paulo de Futebol Jr, Campeão Paulista Infantil, Campeão Paulista Juvenil, Campeão Paulista Junior. Mas um título em especial quase foi parar em Campinas. Os jogadores pontepretanos terminaram a competição em terceiro lugar no torneio de 81, melhor campanha da equipe nesta competição.

A Campanha

Nessa época o Brasileirão era dividido em grupos que iam de ‘A a D’, cada um com dez times. A Ponte Preta estava no grupo A que contava com equipes de grande expressão como Vasco e Internacional. Na classificação do grupo os pontepretanos ficaram em segundo lugar com 12 pontos, sendo nove vitórias, um empate e apenas duas derrotas. A equipe de Campinas ficou apenas um ponto atrás do Vasco.

Na segunda fase a Ponte Preta estava no grupo ‘F’ que tinha o Corinthians como o maior adversário. E a Ponte terminou como líder do grupo. A vaga para as oitavas estava garantida. No mata a mata eliminou o Náutico e o Vasco chegando a semifinal onde enfrentou o Grêmio, que se sagraria campeão naquele ano.

Ponte Preta x Grêmio

O primeiro confronto das semifinais foi no Moisés Lucarelli e os gaúchos se deram melhor vencendo a partida por 3×2. Os dois gols da Macaca foram marcados por Lola. O jogo de volta foi no Estádio Olímpico e a Ponte Preta surpreendeu os donos de casa e aos quase 100 mil torcedores que marcaram presença. Exatos 98.421 torcedores (85.721 pagantes). Osvaldo foi o autor do gol na partida, mas isso não foi bastante para o time campinense chegar a final pois o tricolor tinha a vantagem do empate.

Elenco

Carlos, Nenê Santana, Juninho Fonseca, Odirlei, Edson Boaro, Osvaldo, Humberto, Zé Mário, Celso, Serginho e Lola.

Técnico Lino Fachini Junior.

Crédito da Imagem: Reprodução/Facebook



Estudante do 6º semestre de Jornalismo na Universidade de Taubaté (UNITAU) e apaixonada pelo Corinthians. Mas também gosto de dar meus palpites sobre outras equipes.