Petrobras patrocinou o Flamengo por 25 anos, mas também atuou fora do país

Getty Images

O maior caso de patrocínio da Petrobras relacionada ao futebol brasileiro diz respeito ao acordo com o Flamengo, que durou 25 anos. Ainda há investimentos no automobilismo, como Fórmula 1, kart e motovelocidade, e lutas, como judô, boxe e taekwondo.

Assim como a Unimed e o Fluminense, a parceria da Petrobras com o Flamengo ia além do uniforme, com envolvimento na negociação de jogadores, principalmente durante as décadas de 80/90 na gestão do ex-presidente Kleber Leite.

A Petrobras exibia no uniforme rubro-negro alguns dos seus produtos, como o óleo lubrificante Lubrax ou a Gasolina Podium.

Além do histórico acordo com o Flamengo, a empresa estatal brasileira patrocinou o River Plate por algumas temporadas e houve até um plano de expôr a marca no Manchester United, o que não saiu do papel.

O envolvimento da Petrobras com o futebol também inclui acordos para exposição da marca em placas de publicidade nos estádios e a campeonatos, como Brasileirão de 2009, poucos meses após o fim do contrato com o Flamengo, e a Copa do Brasil.

Além do esporte de alto rendimento, que é o voltado para competições, a estatal também atua em projetos nas áreas de esporte educacional, esporte de participação, e memória do esporte.

Crédito da foto: Getty Images