Parmalat revolucionou o mercado brasileiro com a parceria com o Palmeiras

edmundo

A Parmalat é uma empresa de produtos alimentícios, fundada em 1961 na Itália. No Brasil a marca figurou apenas em 1977 com a criação do famoso Leite Longa Vida.

Ainda no início de sua jornada no país tupiniquim, no começo da década de 80, a marca passou a ficar um pouco mais conhecida no cenário brasileiro após o até então piloto da Fórmula 1, Nelson Piquet, ser contratado pela escuderia Brabham, que por um acaso era patrocinada pela Parmalat.

Palmeiras

A entrada no futebol brasileiro em 1992 junto ao Palmeiras não foi por acaso. A intenção da marca italiana era quebrar as barreiras impostas por marcas concorrentes já consolidadas no cenário nacional e finalmente ganhar o gosto do público brasileiro. Naquela época o Palmeiras vinha de um jejum de títulos enorme na década de 80, além do clube possuir raízes do mesmo país que a marca, sendo assim, a parceria não tinha melhor momento para ter acontecido.

A parceria formada entre Palmeiras e Parmalat, foi diferente de um mero contrato de patrocínio visando exposição de marca. A Parmalat queria mais, e para isso propôs um contrato de Co-gestão com o clube da capital paulista.

O acordo firmado previa que a empresa italiana não só expusesse sua marca, mas também administrasse o departamento de futebol, vôlei, basquete, futebol de salão e hóquei sobre patins, blindando assim os dirigentes do clube e tendo participação fundamental no que viria adiante.

A estratégia que foi gerenciada pelo Sr. José Carlos Brunoro foi um sucesso, e durante os 8 anos de acordo os brasileiros viram o Palmeiras e a Parmalat conquistarem 24 títulos, entre eles o mais importante da história do clube até hoje, a Taça Libertadores da América em 1999.

Com o sucesso respeitável alcançado com a equipe palmeirense, aliado a boas campanhas de ativação como a inesquecível campanha dos Mamíferos da Parmalat, a marca italiana se consolidou no Brasil e ganhou de vez pocket-share do cidadão brasileiro.

O Case Parmalat/Palmeiras até hoje é visto por especialistas do mercado esportivo como um dos melhores modelos de gestão empresarial esportiva do mundo, figurando inclusive entre os 10 maiores cases de patrocínio esportivo estudados na universidade da FIFA.

Em 31 de dezembro de 2000 o contrato com a Parmalat se encerrou e não foi renovado. A acomodação dos gestores palmeirenses durante a parceria foi tão grande que após o encerramento do contrato, bastaram apenas duas temporadas para que o clube afundasse e tivesse seu primeiro rebaixamento no campeonato brasileiro de 2002, comprovando de fato que realmente a Parmalat era o cérebro por trás da agremiação paulista.

Juventude

Um ano após firmar acordo com a diretoria palmeirense em 1992 a Parmalat buscou outro clube, desta vez de menor expressão para aplicar seu modelo de patrocínio e co-gestão. O time escolhido foi o Juventude, de Caxias do Sul.

Aplicando a mesma estratégia usada no Palmeiras onde a marca dirigia o departamento de futebol do clube cuidando das transações de jogadores e blindando os dirigentes do clube, o Juventude teve seus maiores anos de glórias.

O acordo que foi firmado em 1993 e se encerrou em 2000 com a crise financeira da marca italiana resultou na conquista do acesso para a Série A do campeonato brasileiro de 1995, tendo ganhado a série B em 1994, o Gauchão de 1998 e a conquista da Copa do Brasil de 1999 que resultou na única participação do time gaúcho na Copa Libertadores da América, no ano 2000.

Mundo

A Parmalat figurou no futebol internacional desde a década de 80 e teve seu auge na década de 90. Nesses mais de 15 anos investindo no futebol mundial, pudemos ver a marca ser exposta em diversos times como Real Madrid, Benfica, Boca Juniors, Peñarol, Santa Cruz entre muitos outros, além de ter implementado o mesmo modelo de co-gestão aplicado no Palmeiras e Juventude, no time de sua terra natal, o Parma.

Crédito da foto: Reprodução



"Profissional de Marketing Esportivo" - MBA em Marketing Esportivo - ESPM - Bacharel em Administração de Empresas - PUC-SP - Amante de esportes e de marketing