Indy 500 acontece neste domingo. Conheça os favoritos à vitória

Uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial terá a realização de sua 99ª edição neste domingo (24). Trata-se das 500 Milhas de Indianápolis, corrida que será realizada no tradicional circuito oval de 2,5 milhas do Indianapolis Motor Speedway. Um total de 33 pilotos brigaram pela vitória e o direito de ter seu rosto gravado no Borg-Warner Trophy, dado ao piloto vitorioso da Indy 500, mas alguns deles aparecem com mais chances de alcançar a glória.

Obviamente, é muito difícil prever quem será o vencedor de uma corrida que costuma ser tão imprevisível como a Indy 500. Táticas diferentes, bandeiras amarelas e até uma interrupção por chuva podem mexer com a corrida. Ainda assim, com base no que cada piloto fez nos treinos preparatórios, separamos uma lista de cinco pilotos que aparecem com mais chances. Confira a seguir:

Scott Dixon
O pole position da edição deste ano da Indy 500 é um dos pilotos mais experientes do atual grid da IndyCar. Antes da mudança de configuração dos carros, que perderam potência após os acidentes, o neozelandês fez a segunda melhor volta dos testes. Sobrou em relação aos concorrentes no Pole Day e tem uma equipe das mais preparadas para a corrida.

Helio Castroneves
Sempre um dos favoritos, o brasileiro busca de seu quarto triunfo em Indianápolis. Foi o mais rápido dos treinos livres e obteve uma boa quarta colocação no grid de largada. Em comparação com seus companheiros de equipe, possui mais experiência em circuitos ovais em relação a Will Power e Simon Pagenaud, e foi mais rápido que Juan Pablo Montoya.

Simon Pagenaud
Em sua terceira participação na principal corrida do automobilismo americano, o francês – agora representante da Penske – se mostrou muito rápido e liderou dois treinos livres. Resta saber se o piloto que chegou a etapa final de 2014 com chances de título correndo pela SPM conseguirá acompanhar seus rivais durante as 200 voltas da prova.

Will Power
Depois de conseguir o título da IndyCar no ano passado, após seguidos vice-campeonatos, o australiano busca seu primeiro título nas 500 Milhas. Para isso, terá de conseguir um ritmo de prova tão forte em um traçado oval – seu ponto fraco – quanto o que está acostumado a desenvolver quando corre em circuitos mistos ou urbanos.

Tony Kanaan
O último brasileiro a vencer a Indy 500 também se coloca como um dos grandes favoritos à vitória. Kanaan apareceu com constância entre os cinco melhores nos treinos e largará da segunda fila. Experiente, o baiano ainda é um dos pilotos com melhor retrospecto na prova, com seis top-5 e dez edições com voltas lideradas em suas 13 participações.

Foto: Joe Skibinski/IndyCar



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.