Há dois anos, Neymar fazia sua despedida do Santos

Divulgação/Flickr / Santos Futebol Clube - Santos: Ganhou a Libertadores em 2011

No dia 25 de maio de 2013, o atacante Neymar anunciou pelo seu Instagram que iria jogar no Barcelona. Atraves de uma carta o ídolo do Santos além de anunciar sua ida ao clube catalão também agradeceu os torcedores do Peixe.

Confira na íntegra a carta de Neymar:

“Galera !! Tô aqui reunido com amigos e familiares e eles me ajudaram a escrever algumas coisas aqui… É que não vou aguentar até segunda-feira… Minha família e meus amigos já sabem a minha decisão. Segunda-feira assino contrato com o Barcelona. Quero agradecer aos torcedores do Santos por esses 9 anos incríveis. Meu sentimento pelo clube e pela torcida nunca mudará. É eterno !! Só um clube como o Santos FC poderia me proporcionar tudo o que vivi dentro e fora de campo. Sou grato a maravilhosa torcida do peixe que me apoiou mesmo nos momentos mais difíceis. Títulos, gols, dribles, comemorações e as canções que a torcida criou pra mim estarão pra sempre em meu coração… Fiz questão de jogar a partida amanhã em Brasília. Quero ter a oportunidade de mais uma vez entrar em campo com o ‘manto’ e ouvir a torcida gritar meu nome… como diz o hino, ‘é um orgulho que nem todos podem ter…’ É um momento diferente pra mim, triste (despedida) e alegre (novo desafio). Que Deus me abençoe nas minhas escolhas… E estarei sempre em Santos !! #Toiss”

Após anunciar seu novo clube, o camisa 11 participou de seu último treino como jogador do Santos. O ídolo santista participou dos trabalhos com bola com uma câmera na cabeça que gravava seus movimentos. Além de registrar seu último treino como jogador do Peixe, Neymar escreveu na parede do vestiário do Santos a frase “Eu vou mas.. eu volto!”.

Em um dia de domingo (26/05/2013), diante do Flamengo o Menino da Vila fez sua última partida com a camisa 11 do clube que o revelou para o futebol mundial. Era a última de Neymar, mas a estreia do Santos no Campeonato Brasileiro de 2013.
A despedida no entanto não foi como o torcedor santista imaginava, o estádio Mané Garrincha recebeu em sua maioria torcedores do Flamengo, o craque Neymar passou em branco, foi discreto, bem diferente do jogador que encantou os torcedores brasileiros e santistas, talvez o cansaço por conta do casamento do amigo Ganso em Caraguatatuba no dia anterior ou por conta da emoção que foi nítida na execução do Hino Nacional, onde Neymar não conteve as lágrimas.

Lágrimas que naquele dia saíram dos olhos de Neymar e dos torcedores do Santos, que se despediam do jogador que devolveu ao clube da Vila Belmiro o topo da América em 2011. Acabava no dia 26/05/2013 a primeira parte da história de Neymar com a camisa do Santos, foram 6 títulos e 138 gols.

Após o empate que selou a sua despedida, Neymar falou sobre a torcida do Santos e sobre o significado do clube em sua vida.

“A torcida do Santos é a única que torce de verdade por mim. Só tenho que agradecer e dizer um até logo. Em breve, estarei de volta.”

“O Santos representa quase tudo na minha vida. Comecei aqui, conquistei os meus primeiros títulos, e hoje fecho com chave de ouro a minha primeira passagem pelo Santos. Honrei a camisa.”

“Estou realizando um sonho ao sair do Santos pela porta da frente, quero voltar para a minha segunda casa um dia e para o Brasil, o meu lugar.”

Neymar com a camisa do Santos:
3 Campeonatos Paulistas
1 Copa do Brasil
1 Libertadores
1 Recopa

Ficha técnica da última partida de Neymar com a camisa do Santos
SANTOS: Rafael; Léo, Edu Dracena, Durval, Rfael Galhardo (Pato Rodriguez), Montillo (Felipe Anderson), Arouca, Cícero, Renê Jr, Neymar e Henrique (Gabigol). Técnico: Muricy Ramalho

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Renato Santos, González e Ramon; Luiz Antônio (Carlos Eduardo), Elias, Renato Abreu e Gabriel (Paulinho); Rafinha e Hernane (Marcelo Moreno). Técnico: Jorginho

Público: 63.501 torcedores

Renda: R$ 6.948.710,00

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Local: Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF)

 

Neymar se despede dos amigos no CT Rei Pelé

Neymar chora durante a execução do Hino Nacional

Neymar chora ao se despedir de companheiros no vestiário

 Bastidores SANTOS 0 X 0 FLAMENGO 

 

 

 



Nagila Luz (22) é jornalista formada pela UNITAU.