Fernanda Oliveira e Ana Barbachan a caminho da Rio 2016

A dupla de velejadoras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (classe 470 feminina) está garantida para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Segundo a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a classificação saiu de análise realizada pelo Conselho Técnico de Vela (CTV), considerando o histórico das principais competições entre 2013, 2014 e início de 2015. Entre elas, a Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (ISAF). De sete etapas disputadas, Fernanda e Ana conquistaram quatro: Miami (EUA), Palma de Mallorca (ESP) e Hyères (FRA), 2013, e novamente Hyères, 2015.

LEIA MAIS
Lesão tira Marílson do Pan de Toronto; veja os convocados
EXCLUSIVO: Fabiana Beltrame criticou Dinamite, falou sobre Eurico Miranda e muito mais

“Estamos muito felizes. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas tudo que passamos até aqui valeu a pena. Só quem nos acompanhou de perto sabe o quanto trabalhamos, a quantidade de coisa que abrimos mão em busca de realizar o sonho de disputar os Jogos Olímpicos no nosso país. É indescritível o que estamos sentindo”, afirmou Fernanda, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 2008, na classe 470 ao lado de Isabel Swan.

Ao todo, a dupla Fernanda e Ana já disputou 18 eventos no ciclo olímpico Rio 2016. Além das quatro etapas da Copa do Mundo, venceram duas competições na Baía de Guanabara (2014), palco da disputa da vela nos Jogos Olímpicos, o Sul-Americano (2013 e 2014), e a Copa Brasil de Vela (2014). No evento-teste no ano passado, elas terminaram na quinta colocação.

“Agradecemos de coração a todos que sempre acreditaram em nós, em especial nossa família e nossos patrocinadores e parceiros. Estamos convocadas, mas o foco continua para conseguirmos representar o Brasil da melhor maneira possível”, disse Ana.

Com a classificação, as velejadoras acabam de entrar para a lista de outros atletas da vela já garantidos para a Rio 2016. Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX), Jorge Zarif (Finn), Patrícia Freitas (RS:X feminina), e Ricardo Winick Santos, o Bimba (RS:X masculina), esses com base nos resultados entre 2013 e 2014.

É válido lembrar que os critérios para avaliação dos convocados foi divulgado pela CBVela em agosto de 2014, conforme nota oficial 009/2014. Depois da realização de mais da metade das competições relacionadas, a dupla, que ocupa a quarta posição no ranking mundial, já pode ser considerada a vencedora na disputa na classe 470 feminina.

Confira os resultados de Fernanda e Ana no ciclo olímpico:

2015
Campeonato Norte Americano – 4º lugar
Etapa da Copa do Mundo Miami – 5º lugar
Trofeo Princesa Sofia Palma de Mallorca – 5º lugar
Etapa da Copa do Mundo Hyeres – 1º lugar

2014
Etapa da Copa do Mundo Palma – 4º lugar
Etapa da Copa do Mundo Hyeres – 6º lugar
Campeonato Europeu – 6º lugar
Campeonato Sul Americano – 1º lugar
Evento Teste – 5º lugar
Campeonato Mundial em Santander – 13º lugar
Copa do Brasil – 1º lugar

2013
Campeonato Brasileiro – 1º lugar
Campeonato Sul Americano – 1º lugar
Etapa da Copa do Mundo Miami – 1º lugar
Semana Brasileira de Vela 1º lugar
Etapa da Copa do Mundo Palma – 1º lugar
Etapa da Copa do Mundo Hyeres – 1º lugar
Campeonato Mundial em La Rochelle – 9º lugar



Edilene Mendonça é jornalista diplomada pela UNISA (Universidade de Santo Amaro). Sua trajetória profissional inclui atuações em produtora de vídeo, tevê, campanha política, assessoria de imprensa, site infantil e esporte. Pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU).