Exclusivo: Técnico do Flamengo explica os segredos de chegar a mais uma final do NBB

Divulgação

O Flamengo é tricampeão do NBB e vai para sua quinta decisão do campeonato, sendo a terceira consecutiva. E como se já não bastasse, ainda é integrado por dois jogadores da seleção argentina de basquete, pelos maiores reboteiros e pontuadores da história da Liga Nacional de Basquete e por ídolos da seleção brasileira. Ou seja, o Bauru terá muito trabalho para quebrar a invencibilidade da equipe comandada por José Neto e liderada em quadra pelo veterano Marcelinho Machado. Em entrevista exclusiva para o Torcedores.com, os dois falam dos passos do time.

LEIA MAIS
4 motivos para ver a final do NBB7 entre Flamengo e Bauru
Zico convoca nação rubro-negra para a final do NBB contra Bauru; confira vídeo

O Flamengo busca se tornar o maior campeão do NBB nas próximas semanas. Mas, para chegar ao momento atual teve muito trabalho pela frente. Seu primeiro título foi em 2009, contra o Brasília (o 1° clube a ganhar um título do NBB). Já o segundo troféu, só veio em 2013, em cima do Uberlândia, e na sequência, em 2014, o tricampeonato frente ao Paulistano. E nessas duas vezes, contou com o comando do técnico José Neto.

“Tudo é diferente, pois cada temporada tem sua história. Sabemos que tudo o que fizemos até então, só serviu para chegar até aqui. Agora é focar nos próximos jogos que temos pra poder atingir mais uma vez nosso objetivo”, afirma.

Na atual temporada, o time carioca ficou em terceiro lugar na fase de classificação, disputou cinco jogos da série de quartas de finais contra o São José e ainda tirou o Limeira, segundo colocado na 1ª fase do NBB7. Para o técnico do Flamengo, duas vezes campeão com o clube (em 2012 e 2013), os méritos dessas vitórias vieram da qualidade do corpo técnico e dos jogadores.

“Acredito que foi uma relação entre um planejamento bem elaborado (mérito do corpo técnico) com a confiança, credibilidade e competência de quem executou o mesmo (os atletas)”, disse Neto.

O ala Marcelinho Machado esteve nos três títulos do Flamengo, além da final que o time carioca não levou o título para casa. Considerado o 2° maior cestinha do NBB (4.572 pontos) e o melhor arremessador de 3 pontos do campeonato (751 cestas), Marcelinho, aos 40 anos, vai para sua quinta final do Novo Basquete Brasil e enfrentará um duelo de gigantes.

“Na minha opinião são as duas melhores equipes do campeonato. Bauru mostrou isso durante a fase de classificação, e nós mostramos nosso melhor basquete no segundo turno e nos playoffs. É um título muito importante para nós, afinal, o Flamengo entra sempre ganhar. De todas as finais que ganhamos, tivemos o mando de quadra nas decisões, e esse ano será diferente. Temos de ficar atentos, mas sabemos que não é impossível”, finaliza o jogador.

Foto: Divulgação/Flamengo



Jornalista pós-graduada em jornalismo esportivo e apaixonada pelo basquete desde os 11 anos de idade, independente do campeonato e da nacionalidade.