É POSSÍVEL! Bellucci já derrotou Nishikori, tem mais vitórias em Paris e o dobro de títulos no saibro

Getty Images

O retrospecto do confronto direto e os números no saibro dão esperança de vitória para Thomaz Bellucci diante do japonês Kei Nishikori, 5º do mundo, pela segunda rodada de Roland Garros. O duelo tão aguardado pelos brasileiros acontece nesta quarta-feira (27) em Paris.

LEIA MAIS:

Nadal sofre contra 296º do ranking, mas estreia com vitória em Paris

Apesar de a ATP não considerar nas suas estatísticas, no famoso “head2head”, os dois já se cruzaram no challenger de Bogotá, em 2007. Na oportunidade, o brasileiro se aproveitou da experiência um pouco maior (tinha 19 anos contra 17 do rival) e venceu por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 3/6 e 6/3. Este foi o único confronto entre os dois até hoje.

Fora isso, Bellucci registra quatro títulos no saibro, superfície de Roland Garros, enquanto o tenista asiático soma apenas dois. O 40º do mundo foi campeão duas vezes em Gstaad (na Suíça), em Santiago e, desde o último domingo, em Genebra. Nishikori, por sua vez, conquistou por duas oportunidades o ATP 500 de Barcelona – de nível e pontuação superiores aos torneios ganhos pelo brasileiro, importante dizer.

Por ter sido formado nos Estados Unidos, na academia de Nick Bollettieri, naturalmente o japonês é especialista em quadras de piso sintético, mas está em evolução no saibro e acumula vitórias expressivas no piso mais lento, sendo até cotado como um dos favoritos em Paris por alguns especialistas.

Em Roland Garros, entretanto, Bellucci tem sete vitórias contra seis do adversário. Em 2014, Nishikori parou logo na primeira rodada e Bellucci avançou até a segunda. Os dois guardam como melhor resultado a ida às oitavas de final.

Desvantagem

Em meio a tantos números positivos, o tenista paulista vai mal no retrospecto contra tenistas top 10, que é o caso de Nishikori. Em 29 duelos, saiu vitorioso apenas cinco vezes. Os números caem quando o assunto são os confrontos com os cinco mais bem colocados – lembrando que o próximo rival está na quinta posição. Bellucci venceu apenas um jogo em 13 chances, diante do britânico Andy Murray, no saibro de Madri, em 2011.

Em contrapartida, o tenista brasileiro vem mais embalado depois do título na Suíça, com o recorde de vitórias na temporada do saibro – 15 ao todo.

Foto: Getty Images



Jornalista desde 2008, é um estudioso do esporte e se orgulha por ter participado da cobertura de duas Olimpíadas: na Folha e no iG. Fecha o caderno de esportes do jornal ABCD MAIOR, que fica na Região do ABC Paulista