Cruzeiro x River Plate: relembre grandes confrontos

Cruzeiro e River Plate reeditam nesta quarta-feira (27) uma rivalidade que existe desde o primeiro confronto entre as equipes, ocorrido em 1976. Há 39 anos, Raposa e Millonarios decidiam o título da Taça Libertadores. Nesta quarta, duelam por um lugar na semifinal do mesmo torneio.

LEIA MAIS:
Relembre grandes vitórias do Cruzeiro sobre o River Plate
Cruzeiro x River Plate: saiba o que está em jogo

Das 13 vezes em que Cruzeiro e River Plate se enfrentaram na história – são 10 vitórias mineiras contra três do time de Buenos Aires – cinco delas vão ficar para sempre na história. O motivo: foram as únicas vezes que os clubes decidiram um título.

A primeira Libertadores conquistada pelo Cruzeiro foi justamente em cima do River. Em 1976 (foto), as equipes disputaram a taça em três partidas, ocorridas nos dias 21, 28 e 30 de julho daquele ano. O primeiro confronto aconteceu no Mineirão, com vitória azul por 4 a 1. Na capital argentina, porém, os donos da casa levaram a melhor: 2 a 1. No terceiro e decisivo jogo, ocorrido em Santiago, no Chile, deu Cruzeiro: 3 a 2 e troféu para o Brasil.

Em 1991, os dois clubes voltariam a ficar frente a frente disputando um caneco. No caso, o da Supercopa da Libertadores. Os jogos aconteceram entre os dias 13 e 20 de novembro de 1991. Desta vez, o primeiro embate foi na Argentina. E só deu River, que venceu o duelo por 2 a 0. Em Belo Horizonte, contudo, o Cruzeiro reverteu a desvantagem e levou o troféu ao vencer por 3 a 0.

Crédito da foto: Reprodução/Site oficial do Cruzeiro



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.