Braian Rodriguez sai do banco de reservas e dá a vitória ao Grêmio; confira o gol

Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Foi sofrido! No primeiro jogo sem Felipão, o Grêmio bateu o Figueirense (1 a 0), na noite deste sábado, na Arena, e conquistou a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. O atacante Braian Rodríguez, que entrou no intervalo na vaga de Pedro Rocha, marcou o único gol da partida.

Como era de se esperar, os anfitriões tomaram a iniciativa nos primeiros 45 minutos, porém, tiveram sérias dificuldades em penetrar no forte esquema defensivo armado por Argel Fucks. O meia Giuliano teve grande chance para abrir o placar.  Aos 23,  ele recebeu passe açucarado de Douglas e dentro da grande área bateu para grande defesa de Alex Muralha. Dois minutos depois, o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira balançou a rede, porém, o assistente invalidara a jogada flagrando o impedimento.

Com postura extremamente cautelosa, os visitantes assustaram pouco Marcelo Grohe. A melhor chegada ao ataque aconteceu com Clayton, que fez bela jogada e na hora de finalizar foi travado por Rhodolfo.

Aos 35 minutos, Douglas cobrou falta e a bola passou rente ao travessão.

Na volta do intervalo, o técnico interino James Freitas trocou o apagado Pedro Rocha por Braian Rodríguez. Mais tarde, aos 19, o gremista sacou o meia Douglas para a entrada do atacante Yuri Mamute. O Grêmio cresceu. Após tabela com Braian Rodríguez, Giuliano chutou para nova defesa de Alex Muralha. Pouco tempo depois, Luan carimbou o travessão.

Aos 33, os poucos torcedores gremistas presentes na Arena soltaram o grito de gol. Marcelo Oliveira cruzou e o uruguaio Braian Rodriguez testou de cabeça para a rede.

Nos minutos finais, o Tricolor ainda teve chance para ampliar o placar. Luan bateu para Muralha espalmar. O Figueira não teve forças para tentar o empate.

Com o resultado, o Grêmio assumiu provisoriamente a oitava colocação na tabela, com quatro pontos ganhos em três rodadas. Já o Figueirense seguiu em 18o, com apenas um ponto.

Confira abaixo o único gol do jogo:

FICHA TÉCNICA: GRÊMIO 1 X 0 FIGUEIRENSE

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 23 de maio de 2015, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Manis (Asp. Fifa-SP) e Carlos Nogueira Júnior (SP)
Cartões amarelos: Galhardo, Walace, Douglas, Tiago, Braian Rodríguez e Marcelo Grohe (Grêmio); Yago, Cereceda, Fabinho e Bruno Alves (Figueirense)
Gol: GRÊMIO: Braian Rodríguez, aos 32 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo (Fellipe Bastos), Rhodolfo, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas (Yuri Mamute) e Luan; Pedro Rocha (Braian Rodríguez)
Técnico: James Freitas (interino)

FIGUEIRENSE: Alex Muralha; Leandro Silva, Bruno Alves, Marquinhos e Cereceda (Jefferson); Paulo Roberto, Fabinho, Yago (Mazola) e Marquinhos Pedroso; Clayton e Everaldo (Marcão)
Técnico: Argel Fucks

foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)