Zica das zebras? Quem surpreende no Paulistão acaba rebaixado; veja

Reprodução

O Paulistão vive a expectativa por saber se haverá este ano uma nova zebra que deixará um dos quatro grandes para trás e chegará às semifinais da competição. Red Bull Brasil, Ponte Preta, Botafogo de Ribeirão e XV de Piracicaba são os candidatos nas difíceis missões. Mas, mais que isso, aquele que (e se) conseguir terá que se preocupar com o futuro.

LEIA MAIS
Vídeo mostra pancadaria entre torcedores de Comercial e Guarani na Série A-2

O histórico recente mostra que a maioria das zebras tem se dado mal no Paulistão poucos anos depois. Desde 2007, quando o campeonato voltou a ter mata-mata, foram 10 clubes fora do grupo dos quatro grandes que conseguiram chegar às semifinais do Estadual. E, desses, apenas três estão garantidos na Série A-1 do ano que vem. Pior: apenas a Ponte Preta pode repetir o feito este ano.

O Ituano foi o único que se sagrou campeão no período, no ano passado. Este ano a campanha não foi suficiente para o time buscar seu terceiro título paulista. O Mogi Mirim, semifinalista derrotado pelo Santos em 2013, também ficou para trás. O destino acabou cruel em 2015 com o Penapolense, semifinalista do ano passado, também batido pelo Santos, e o Bragantino, outra vítima do Peixe, mas em 2007. Ambos foram rebaixados juntos com Portuguesa e Marília.

Em 2007, o outro “intruso” era o São Caetano, que acabou vice-campeão perdendo a final para o Santos. Hoje, o Azulão briga para tentar voltar à elite do Paulistão, mas está fora do G-4 na Série A-2 e vai disputar a Série D do Brasileirão pela primeira vez.

No ano seguinte, além da Ponte Preta, o interior teve nas semifinais a presença do Guaratinguetá, que nesta semana foi oficialmente rebaixado para a terceira divisão de São Paulo. Na Série A-3, aliás, está o semifinalista de 2010, o Grêmio Barueri (que na época era o Grêmio Prudente). O time parou na ocasião diante do Santo André, que está distante do acesso na Série A-2 em 2015.

Conclusão: de 10 zebras em oito anos, 70% dos clubes acabaram rebaixados. Haja zica!

Foto: Reprodução



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.