WEC: trio de Di Grassi lidera primeiro treino das Seis Horas de Silverstone

O trio da Audi formado por Loic Duval, Oliver Jarvis e o brasileiro Lucas di Grassi foi o mais rápido no primeiro treino livre para a disputa das Seis Horas de Silverstone, etapa que abre a temporada 2015 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), que acontece na Inglaterra. Na manhã desta sexta-feira (10), o trio do Audi R18 e-tron quattro número oito conseguiu na melhor de suas 31 voltas na primeira atividade oficial do ano o tempo de 1min42s121.

LEIA MAIS:
Hamilton domina treinos livres para o GP da China de F1

A segunda posição ficou com a Porsche, com o trio composto por Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley, distante um décimo da equipe da Audi, que ainda viu seu outro trio, formado por Marcel Fässler, André Lotterer e Bonóit Tréluyer ficar com a terceira colocação. Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb fizeram o quarto melhor tempo com o 919 Hybrid.

A Toyota, atual equipe campeã mundial de corridas de resistência, decepcionou nesta primeira atividade. Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway ficaram com a quinta colocação, seguidos por Kazuki Nakajima e os campeões de 2014 Anthony Davidson e Sébastien Buemi.

Pipo Derani, que faz sua estreia no FIA WEC na categoria LMP2, viu sua equipe, que ainda possui os pilotos Gustavo Yacamán e Ricardo Gonzalez, marcar o melhor tempo dentro de sua classe, com 1min50s213. Sam Bird, que passa a correr ao lado dos campeões do mundo Roman Rusinov e Julien Canal, foram os segundos colocados, distante apenas 54 milésimos. O top-3 foi fechado por Matthew Howson, Richard Bradley e Nick Tandy.

Na classe LMGTE Pro, A Aston Martin foi a melhor equipe no primeiro treino com Christoffer Nygaard, Marco Sorensen e Nicky Thiim, ao percorrer o traçado inglês em 2min01s680, 27 milésimos mais rápido que a Ferrari 458 Itália de Gianmaria Bruni e Toni Vilander. Darren Turner e Stefen Mucke, com outro Aston Martin Vantage V8, completaram a lista dos três melhores. Fernando Ress, que corre em parceria com Alex MacDowall e Richie Stanaway, foi o sexto colocado dentro da divisão.

Fechando a primeira atividade, Christian Ried, Khaled Al-Qubaisi e Klaus Bachler lideraram a categoria LMGTE-Am, marcando 2min02s350 com um Porsche 911 RSR. Victor Shaytar, Andrea Bertolini e Aleksey Basov, distantes 77 milésimos, foram os segundos colocados com uma Ferrari, enquanto Gianluca Roda, Paolo Ruberti e Kristian Poulsen obtiveram o terceiro melhor tempo com um Chevrolet Corvette.

A segunda atividade livre da etapa de abertura do FIA WEC acontece a partir das 11h55 desta sexta-feira. Às Seis Horas de Silverstone terão sua largada às oito horas da manhã deste domingo (12).

Foto: Gabi Tomescu



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.