Santos x Rio Claro: saiba o que está em jogo

Divulgação/Santos FC

O Santos já está classificado com sobras para as quartas de final do Campeonato Paulista. Mas nem por isso o jogo desta quarta-feira (8), contra o Rio Claro, será menos importante para a equipe. O alvinegro recebe o time do interior às 22h, na Vila Belmiro, pela última rodada da primeira fase do estadual. Uma vitória garante ao Santos a segunda melhor campanha do torneio.

O Corinthians já está garantido na liderança geral do Campeonato Paulista. Com 36 pontos, o Timão é o líder do Grupo 2 e não pode mais ser alcançado pelo Santos, que soma 31 e está na ponta do Grupo 4. Contudo, o Peixe pode piorar sua situação. Palmeiras (líder do Grupo 3 com 30) e São Paulo (à frente do Grupo 1 com 29) também entram em campo nesta quarta-feira (8) e podem ultrapassar o Santos na tabela geral.

De acordo com o regulamento, os times de melhor campanha têm prioridade no mando de campo nos confrontos. Isso significa que o Santos disputará as quartas de final em casa – o adversário ainda não está definido. Caso avance, o Peixe também fará a partida da semifinal em seus domínios.

Para não ser surpreendido e conseguir manter a vantagem no mata-mata, o técnico Marcelo Fernandes (foto) escala o Peixe com força quase total. A principal mudança é a entrada de Gustavo Henrique no lugar do zagueiro Werley, poupado. O lateral-direito Cicinho, o meia Lucas Lima e o atacante Geuvânio não foram relacionados porque estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

“Sempre quando entro tenho tentado fazer meu melhor. Eu venho fazendo o meu trabalho da melhor forma, me esforçando ao máximo. Nas bolas paradas, temos de treinar para acertar. Quem jogar precisa acertar. Chega uma hora que não podemos vacilar”, disse o zagueiro Gustavo Henrique, que ganha chance de iniciar o jogo entre os titulares.

O Rio Claro, por sua vez, joga para evitar o rebaixamento. Com 16 pontos, a equipe está na lanterna do Grupo 2. A equipe pode se safar da degola até mesmo com derrota, mas corre riscos por conta de combinações de resultados.

Provável escalação do Santos: Vladimir; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Chiquinho; Valencia, Renato e Marquinhos Gabriel; Gabriel, Ricardo Oliveira e Robinho. Técnico: Marcelo Fernandes

Provável escalação do Rio Claro: Richard; Vinícius Bovi, Pitty, Gilberto e Renan Diniz; Nenê Bonilha (Patrik), Renan Luis, Matheus Galdezani e Guaru; Paulinho e Bruno Catanhede. Técnico: Estevam Soares

Crédito da foto: Divulgação/Santos FC

* Curtiu esta matéria? Siga o autor no Twitter: @matheusadami



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.