No Texas, Nascar realiza sua sétima etapa neste sábado

Após ter o seu primeiro final de semana sem corridas após seis etapas, a Nascar Sprint Cup retoma a temporada 2015 neste sábado (11), com a realização da Duck Commander 500, que será disputada no Texas Motor Speedway, em Fort Worth, nos Estados Unidos. A prova no circuito de uma milha e meia terá um percurso de 501 milhas, totalizando 334 voltas, e tem como favorito antes do início das atividades para a prova o líder do campeonato, Kevin Harvick.

LEIA MAIS:
Massa diz que ficou “p…” com ausência de Bottas na Austrália

O favoritismo do piloto da Stewart-Haas Racing vem do ótimo desempenho obtido nas seis primeiras provas, e em especial nas etapas de Atlanta e Las Vegas, disputadas em ovais de uma milha e meia. Único competidor da Nascar a vencer duas corridas nesta temporada, Harvick é, de longe, quem mais liderou voltas no campeonato: das 1.816 voltas do ano, o dono do carro número quatro esteve na liderança em 670, mais que o dobro de Joey Logano, segundo na lista com 305 voltas.

Considerando apenas as duas corridas disputadas em pistas com extensão semelhante ao circuito do Texas, o desempenho de Harvick é ainda mais impressionante. Em 592 voltas, o atual campeão esteve na primeira colocação em 258 delas, 43,6% dos giros. Jimmie Johnson, vencedor da etapa de Atlanta, é o segundo nesta lista, com 137 voltas, enquanto Logano é o terceiro, com 131 passagens na liderança.

Além de ser o piloto mais próximo em voltas lideradas nos ovais médios, Johnson é o maior vencedor da Sprint Cup no Texas Motor Speedway, com quatro triunfos (2007, 2012, 2013 e 2014). Harvick, por sua vez, jamais venceu em Fort Worth, pista que entrou para o calendário da principal divisão da Nascar em 1997, tendo Jeff Burton como vencedor, com um Ford da equipe Roush Fenway.

Diferente das outras seis etapas anteriores, a programação para a Duck Commander 500 acontecerá em dois dias. Na sexta-feira (10) acontecem os dois treinos livres e a tomada de tempos que definirá o grid de largada para a corrida, marcada para 21h30 (horário de Brasília).

Foto: Jerry Markland

Curtiu essa matéria? Siga o autor no Twitter: @leonardomarson



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.