Jogador “comum”, croata sonha em virar recordista de aces no tênis; Veja os números

Ivo Karlovic

No fim de fevereiro, em Dubai, Roger Federer entrou num grupo de quatro tenistas que já fizeram mais de 9.000 aces na carreira desde 1991, quando a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) iniciou a contagem. Entretanto, o suíço está um pouco distante do croata Ivo Karlovic, que por sua vez sonha em bater o compatriota Goran Ivanisevic.

LEIA MAIS

Mesmo aposentado, ex-número 1 do mundo reivindica no ‘tapetão’ título de Grand Slam

Aposentado do circuito profissional desde 2004, Ivanisevic ocupa o primeiro lugar na lista (com números contabilizados até fevereiro) com 10.183 aces, ou, em outras palavras, saques sem resposta do adversário. Aos 36 anos, Karlovic vem logo na sequência, com 9.375, e é seguido por Andy Roddick, outro que já abandonou o circuito. Federer vem na sequência.

Apesar da idade avançada, Karlovic ocupa a 22ª posição no ranking da ATP, muito em função do poderoso saque – beneficiado pelos 2m11 de estatura -, e tem uma meta bem definida para o pouco que resta da carreira. “Um dos meus objetivos é ser o número um (em aces) na frente do Ivanisevic”, disparou o croata, que tem como principal rival nessa disputa Federer. Na segunda posição do ranking, o suíço é o único que ameaça Karlovic neste momento. Dos jogadores em atividade, quem aparece mais próximo dos dois é o espanhol Feliciano Lopez, com “apenas” 7.038 aces (até fevereiro).

Na lista das dez partidas com maior número de aces no tênis desde 1991, o nome do veterano surge quatro vezes. Na Copa Davis de 2009, Karlovic se superou e encaixou 78 saques vencedores. O recordista nesse quesito é o americano John Isner, que acertou incríveis 113 aces no torneio de Wimbledon, em 2010. Daquela vez, ele derrotou Nicolas Mahut em cinco sets. Mahut não ficou muito atrás e ganhou 103 pontos diretos com o saque, a segunda maior marca em um jogo. Istoé, foram 216 pontos diretos no duelo.

A última aparição de Karlovic no circuito foi no Masters 1000 de Miami, quando perdeu na segunda rodada para o colombiano Alejandro Falla. O tenista europeu não estava mesmo em um dia feliz e aplicou apenas quatro aces, pouco para seus números.

Veja a lista dos dez recordistas em aces:

Goran Ivanisevic – 10.183

Ivo Karlovic – 9.375

Andy Roddick – 9.074

Roger Federer – 9.007

Pete Sampras – 8.858

Ivan Ljubicic – 8.318

Richard Krajicek – 7.694

Greg Rusedski – 7.605

Feliciano Lopez – 7.038

Mark Philippoussis – 6.709



Jornalista desde 2008, é um estudioso do esporte e se orgulha por ter participado da cobertura de duas Olimpíadas: na Folha e no iG. Fecha o caderno de esportes do jornal ABCD MAIOR, que fica na Região do ABC Paulista