Indy realiza primeiro GP da Louisiana neste domingo

A IndyCar Series realiza neste domingo (9) sua segunda etapa da temporada 2015 em um circuito desconhecido das equipes. Trata-se do Grande Prêmio da Louisiana, que será disputado no NOLA Motorsports Park, em Avondale. Esta será a primeira vez que o circuito da região de New Orleans receberá a categoria, mas as divisões de acesso do principal torneio de Fórmulas dos Estados Unidos já realizavam corrida por lá desde o ano passado.

LEIA MAIS:
No Texas, Nascar realiza sua sétima etapa neste sábado

O circuito do NOLA Motorsports Park possui 4.408 metros de extensão e treze curvas e a corrida será disputada em 75 voltas, totalizando 330 quilômetros de percurso total. Helio Castroneves, piloto da Penske, explica que o traçado – utilizado para testes de pré-temporada neste ano – é bastante técnico e que o público que for acompanhar a etapa poderá assistir uma boa corrida.

O circuito é muito técnico. O povo de New Orleans deve estar animado, pois a corrida será fantástica. Há uma falta de mudanças de altitude, o que pode tornar a corrida difícil para os pilotos, pois não existe nenhum tipo de referência, mas isso significa que os fãs poderão ver a pista toda das arquibancadas. Toda pista tem suas características e NOLA não é uma exceção, mas com dois testes lá, devemos ter muito o que descobrir, diz.

A corrida marcará a 235ª corrida consecutiva do brasileiro Tony Kanaan na IndyCar, que iniciou esta sequência ainda na época da FeDex Cart World Series (conhecida no Brasil como “Fórmula Mundial”) em 2001, quando o brasileiro alinhou para o GP de Portland. O piloto da Ganassi também tem tido um ótimo desempenho nas últimas provas que fez no campeonato, alcançando seis pódios nas últimas oito corridas.

“Foi ótimo começar a temporada com um pódio em St. Petersburg e ser capaz de quebrar a sequência dos carros da Penske nas quatro primeiras posições. Obviamente, isso não é uma vitória, mas nós usaremos o terceiro lugar para evoluir”, comenta o vencedor da Indy 500 de 2013, único piloto a se colocar entre os quatro carros da Penske na etapa de abertura do campeonato.

“Tivemos alguns bons dias de testes no NOLA Motorsports Park e conseguimos informações sólidas com todos os quatro carros correndo e testando coisas diferentes. Será muito divertido correr em uma pista nova e ver o que todos os times poderão fazer quando começarmos a ir para a pista em condições mais iguais de experiência de pista”, encerra Kanaan.

As atividades para o GP da Louisiana começam nesta sexta-feira (10), com a realização de dois treinos livres. A tomada de tempos está marcada para o sábado, enquanto a corrida terá sua largada a partir das 15h30, pelo horário de Brasíia. A corrida será transmitida para o Brasil através do canal de TV por assinatura Bandsports.

Foto: Chris Owens/IndyCar



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.