Contra doping, UFC contrata especialista que investigou Lance Armstrong

Anderson Silva
Getty Images

O UFC vai apertar o cerco para evitar uso de doping por seus atletas. Para isso, a organização contratou Jeff Novitzky, especialista em investigação de substâncias probidas. Entre os atletas que foram desmascarados por ele, estão o ciclista Lance Armstrong.

LEIA MAIS:
Weidman: “Fui acordado às 6h50 para exame antidoping”
Relembre cinco lutadores que foram flagrados no antidoping
Spider se diz surpreso por doping e projeta revanche contra Diaz em 2016

“Estou exultante em me juntar a uma organização de grande classe como o UFC, que está comprometida em tomar os passos necessários para garantir que todos os seus atletas compitam num esporte limpo. Estou confiante que o UFC vai conseguir criar um novo programa de exames antidoping de ponta e implementá-lo para que uma competição nivelada e sustentável seja garantida para todos os atletas”, disse Novitzky, que será vice-presidente de Saúde e Performance dos atletas do UFC.

O novo vice-presidente do UFC investiga doping há nos. Novitzky trabalhou no Serviço de Receita Interna do governo dos Estados Unidos e é agente especial da Administração de Alimentos e Drogas desde 2008. Além do caso do doping de Lance Armstrong, ele trabalhou na investigação de outros atletas, como os corredores Justin Gatlin e Marion Jones.

O UFC quer tomar medidas mais efetidas para coibir o uso de doping entre os atletas. Neste ano, o caso mais famoso foi o do brasileiro Anderson Silva (foto), flagrado com substâncias anabolizantes antes e depois da luta contra Nick Diaz – que também foi flagrado, por uso de maconha –, em 31 de janeiro. No início de 2015, o campeão dos meio-pesados, Jon Jones, foi pego em um exame por uso de cocaína.

Além da contratação de um especialista em políticas antidoping, o UFC tem intensificado testes surpresa antes das lutas. O campeão dos médios, Chris Weidman, que defenderá o título contra o brasileiro Vitor Belfort em 23 de maio, afirmou recentemente que teve de ser submetido a um exame às 6h50.

Crédito da foto: Getty Images

* Curtiu esta matéria? Siga o autor no Twitter: @matheusadami



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.