Após abertura, Cuba receberá treino histórico com estrelas da NBA

A NBA, atuando em conjunto com a FIBA, anunciou que Cuba receberá pela primeira vez na história uma liga profissional de esportes dos EUA, desde a retomada das relações diplomáticas entre os dois países, em dezembro de 2014. O acampamento de desenvolvimento da bola laranja na ilha, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de abril, será liderado por três estrelas da liga: o duas vezes MVP da NBA, Steve Nash, o embaixador Global da NBA e recente integrante do Hall da Fama da NBA, Dikembe Mutombo e a lenda viva da WNBA, Ticha Penicheiro.

LEIA MAIS:
Allen Iverson: Por que ele deveria ter sido campeão da NBA?
Opinião: Coach K deveria ir para NBA

O ministério de Esportes de Cuba -INDER-, e a Federação de Basquete de Cuba também estão envolvidos no projeto, e foram os grandes responsáveis por abrir as portas para que o evento acontecesse e para a consolidação da parceria com a NBA. Além disso, a liga norte americana e a FIBA vão convidar, pela primeira vez, dois jogadores e um técnico da ilha para participar do próximo “Basquete Sem Fronteiras”.

“Esse é um grande dia para o Basquete de Cuba e para nossa federação” disse o Presidente da Confederação de Basquete em Cuba, Ruperto Herrera, durante o anúncio. Complementou dizendo que é magnificante ter a FIBA e NBA colaborando para que o esporte que os Cubanos tanto amam, cresça como um todo, e esperam que os valores do basquete sejam passados para os jovens, a fim de um dia repetir os feitos de 1972 e 1992, quando saíram com um bronze e um quarto lugar das olimpíadas.

Para o presidente da FIBA, Horacio Muratore, a parceria com a NBA será um sucesso, pois o basquete é um esporte tradicional em Cuba: “Este é um país que ama o basquete e estamos muito orgulhosos em trabalhar ao lado da NBA nessa iniciativa histórica”.

Além da inclusão, a NBA, como parte de sua missão, em conjunto com a FIBA novamente, criará 3 novas quadras de basquete e clínicas de desenvolvimento para os jovens, em dois lugares de Havana, que é a capital do país. Nas cerimônias de abertura dos locais, oficiais e lendas dos esportes estarão presentes para encorajar os jovens a terem uma vida saudável através do esporte, além de aprenderem a trabalhar como equipe, a terem respeito um aos outros e dedicação.

Crédito da imagem: Getty Images
* Curtiu esta matéria? Siga o autor no Twitter: @aleextavares



Jornalista em formação no Mackenzie, estagiário do Torcedores.com e fotógrafo. Fanático por basquete, tênis, surf, futebol e futebol americano.