Quatro equipes e uma quadra: uma história de amizade e rivalidade no hóquei brasileiro

As manhãs de sábado na Praça Do Carmo eram especiais para moradores de Belém do Pará. O dia era marcado pela reunião de apaixonados pelo hóquei. Como aos poucos muitos adeptos foram se juntando, deu início a primeira equipe: O Carmo Hockey Clube. O número de pessoas foi aumentando e duas outras equipes também surgiram: Os Vingadores e a equipe feminina: Angry Ducks.

LEIA MAIS:
Atleta de 73 anos se destaca em equipe de hóquei do Pará

Em Junho de 2014 as três equipes acabaram perdendo espaço na quadra da praça e não tinham onde jogar mais. Se você pensa que eles desistiram… que nada! O atleta Ismael Passos, que era professor na cidade conseguiu uma parceria com a Escola Técnica Estadual Magalhães Barata e através de um projeto aprovado pelo conselho escolar e pela SEDUC-PA foi realizada uma reforma geral na quadra, adaptando para hóquei, e em troca de horários e escolinha para alunos e interessados. E o projeto deu certo.

A reforma foi feita com dinheiro dos próprios atletas, doações de amigos e conhecidos e também por campanhas através das redes sociais. Com o fim das obras surgiu o nome do projeto “ARENA HOCKEY BELÉM”. Logo após a reinauguração, além da escolinha que ensina patinação e os ensinamentos básicos do hóquei, chegaram mais adeptos e surgiu uma quarta equipe nessa turma: Os Renegados.

Ter um time hoje sempre vem agregado a ideia de ter uma quadra exclusiva. Essa turma não ficou preocupada com isso e permanece unida nos treinamentos. São três equipes masculinas e uma feminina, que juntas conseguiram um local para treinar, mas em competições é cada um por si.

O Carmo Hockey Clube hoje conta com 10 atletas e o nome da equipe faz uma homenagem à praça onde tudo começou. “Treinar junto com os adversários tem suas vantagens e desvantagens, pois ao mesmo tempo que sabemos os erros deles, eles sabem os nossos. Porém isso é um desafio a mais para todos pois nos leva a melhorar os pontos fracos e fortalecer os fortes”, disse Diego Miranda.

LOGO CARMO

Os Vingadores possuem 8 atletas e o nome faz uma homenagem ao Capitão América do filme os Vingadores, personagem que Manoel Paes, o capitão do time é fã. “A ideia do nome era mostrar superação, força e determinação em nossas atitudes. Já que a maioria dos integrantes do time acompanhou as histórias da Marvel, a ideia foi aceita. Como conseguimos essa reforma da quadra juntos, isso sim nos tornou verdadeiros super-heróis”, contou o atleta Claudio Akim.

LogoVingadores

Os Renegados com 5 atletas receberam esse nome pois como eram “novatos” nos treinamentos, nenhuma equipe quis “adotá-los”. Então resolveram se unir e formar um novo time. “Os Renegados mostram que tem muita garra nos jogos que disputam e sempre se fortalecem. A evolução das habilidades é o resultado da nossa força de vontade, comprometimento e motivação. Desenvolver nossa capacidade de superação é mais importante que qualquer vitória”, afirmou Rodrigo Romano.

logo renegados atual

As Angry Ducks tem 5 meninas e que fazem uma homenagem aos “Ducks” unindo a “braveza” das garotas com o “Angry”. Muitas garotas vem se interessando pela modalidade e estão em fase de aprendizagem, desde a patinação. Como o hóquei feminino vem ganhando espaço, a tendência é que logo muitas garotas já estejam em condições de disputar competições oficiais.

Angry_Ducks

Quer ver como foi a construção da quadra? Assiste nesse vídeo da equipe: https://www.youtube.com/watch?v=tQlQkgmjGPU