Tribunal obriga Sauber a escalar Van der Garde no GP da Austrália

O Tribunal de Vitória, na Austrália, deu ganho de causa para o piloto Giedo van der Garde, que apelou contra a Sauber e conquistou o direito de ser titular da equipe suíça no Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, que acontece no próximo domingo (15), no circuito montado no Albert Park, em Melbourne. Apesar da equipe ter recorrido do veredíto, a decisão coloca em risco a estreia de Felipe Nasr na principal categoria do automobilismo mundial, já que ele ou o sueco Marcus Ericsson terá que ceder seu cockpit para o holandês.

LEIA MAIS:
Relembre fatos da F1 no ano em que Max Verstappen nasceu

Titular da extinta Caterham em 2013, Van der Garde teria recebido a promessa dos dirigentes da Sauber de que seria piloto titular da equipe neste ano. Porém, o time suíço optou por contratar Nasr e Ericsson para o campeonato de 2015. Os dois compareceram à audiência realizada na noite desta terça-feira no Brasil, manhã de quarta-feira na Austrália.

“Estamos desapontados com esta decisão e agora precisa de tempo para entender o que isso significa e o impacto que isso terá sobre o início da nossa temporada. O que não podemos fazer é colocar em risco a segurança de nossa equipe, ou qualquer outro piloto na pista, por ter um piloto despreparado em um carro que foi adaptado para outros dois”, afirmou através de nota Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber.

Após conseguir o direito à vaga na justiça, Van der Garde afirma que está preparado fisicamente e que não terá problemas para guiar o carro da Sauber nos treinos de sexta-feira. “Estou mais forte que nunca. Venho treinando nos últimos três meses e estou ansioso para voltar à equipe e fazer o melhor neste fim de semana. Eu tinha um relacionamento muito bom com a equipe e continuo tendo”, disse o holandês.

Os treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 terão início na noite desta quinta-feira, a partir das 22h30 (de Brasília). O prazo para que uma equipe substitua um piloto em um final de semana de GP é a manhã de sábado, dia reservado para o último ensaio e o qualifying.

Foto: reprodução



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.