Relembre jogadores uruguaios que passaram pelo Grêmio

Nos últimos dias, a diretoria do Grêmio anunciou a contratação de dois jogadores uruguaios: o volante Cristian Rodríguez, ex-Parma, e o atacante Braian Rodríguez, ex-Numancia-ESP. Diversos atletas do país, que faz divisa com o Rio de Grande do Sul, passaram pelo Tricolor. Relembre alguns deles:

LEIA MAIS:
Uruguaio Cristian Rodríguez é recebido com muita festa pela torcida do Grêmio
Com Braian Rodríguez, Felipão confirma Grêmio para o duelo contra o Ypiranga

Walter Corbo – O goleiro revelado pelo Peñarol defendeu o Grêmio em 77 e faturou o Gauchão do mesmo ano.

Atilio Ancheta – O zagueiro jogou no Grêmio entre 1972 e 1980, fazendo parte dos títulos do Campeonato Gaúcho (1977 e 1979). Fez história na seleção uruguaia, sendo eleito o melhor da posição na Copa do Mundo de 1970.

Hugo de León (foto) – O zagueiro raçudo revelado pelo Nacional chegou ao Grêmio em 1981 e demorou pouco tempo para entrar na galeria de ídolos do clube. O eterno capitão faturou os títulos do Campeonato Brasileiro de 1981 e da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes, ambos em 1983. Após pendurar as chuteiras, investiu na carreira de treinador, tendo passagem pelo Tricolor em 2005, mas ficou por pouco tempo e acabou sendo substituído por Mano Menezes.

Sérgio Ortemann – Revelado pelo Central Español-URU, o volante chegou ao Grêmio em 2008, após rápida passagem pelo Racing Santander-ESP. Descontente, deixou o Tricolor em agosto do ano seguinte.

Loco Abreu – Poucos se lembram, mas o atacante que fez sucesso no Botafogo, teve no Grêmio a sua primeira oportunidade no futebol brasileiro. Em 1998, foi emprestado pelo La Coruña-ESP ao Tricolor, porém, conviveu com lesões, fez apenas 7 jogos e marcou um gol.

Marcelo Lipatin – O atacante revelado Montevideo Wanderers atuou no Grêmio entre 2005 e 2006. Esteve na famosa Batalha dos Aflitos, onde o Tricolor, com quatro jogadores expulsos, bateu o Náutico e garantiu o retorno à elite do futebol brasileiro em 2005. Conquistou o Campeonato Gaúcho de 2006.

Outros jogadores uruguaios: Obdulio Trasante (zagueiro: 87-88), Pablo Hernández (zagueiro: 02-03), Jorge Daniel Cardaccio (volante: 79-80), Maxi Rodriguez (meia: 2013), Julio Rodriguez (meia-atacante: 04-05), Ramon Castro (atacante: 44-45), Nestor Marquez (atacante: 91), Richard Morales (atacante: 08-09)

Foto: Reprodução/Site oficial do Grêmio



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)