Opinião: Corinthians e Flamengo terão mais jogos exibidos na Globo

Para quem ainda não se acostumou com o grande número de partidas exibidas de Corinthians e Flamengo pela Rede Globo, a tendência é que isso aumente ainda mais, pois, inegavelmente, os números de audiência quando os jogos dessas equipes são exibidas são melhores.

LEIA MAIS:
Clássico Botafogo x Flamengo dá goleada de audiência no Paulistão
De novo! Milton Neves leva bronca de Edmundo por causa de Jobson; Entenda

É sabido que a “Ditadura da Maioria” é determinante para a escolha dos jogos a serem transmitidos na TV aberta. Contudo, esse ano, está ainda mais evidente que Corinthians e Flamengo são os times que mais conseguem alcançar números satisfatórios nesse quesito. Na última quarta-feira, por exemplo, a transmissão da partida de despedida de Léo Moura do Rubro-Negro carioca alcançou, no Rio de Janeiro, 27 pontos de audiência, o recorde do ano até agora, superando o duelo entre Flamengo e Barra Mansa que chegou a 23 pontos de média.

Neste mesmo dia, o Corinthians encarou o San Lorenzo-ARG pela Libertadores da América e alcançou 21 pontos de média para a Globo. O Palmeiras, por exemplo, que goleou o Vitoria da Conquista pela Copa do Brasil fez apenas três pontos de média para a Bandeirantes, segundo o site Máquina dos Esportes.

Não custa lembrar que essa não foi a primeira vez que o Timão se mostrou mais atraente do que os rivais regionais. Com o clássico entre Santos e São Paulo, a emissora conseguiu oito pontos de média. Once Caldas e Corinthians, na Globo, ficou com 20 pontos no mesmo horário.

Segundo a coluna de José Carlos Malia, da ESPN Brasil, o duelo carioca entre Botafogo x Flamengo abocanhou 22 pontos, o maior ibope global em um domingo de bola neste ano, com 47% de share. A Band obteve a média de três pontos, a mais alta da temporada com o Carioquinha. Ainda que essa tenha sido a primeira partida do Glorioso transmitida pela emissora, grande parte da audiência se deve à presença do Fla, que, aliás, antes do recorde na despedida de Léo Moura, era quem tinha os melhores índices de transmissão em uma quarta-feira a noite.

A preferência por mais audiência na escolha dos jogos a serem transmitidos nunca é bem aceita pelos torcedores brasileiros. Cada vez mais, menos clubes passam a ser exibidos na TV aberta em busca de mais televisores ligados, o que, consequentemente, cria um clima nada amistoso das torcidas rivais, como foi o caso de alguns vascaínos ante a possibilidade de o Gigante da Colina não ter seu jogo exibido por causa da despedida de Léo Moura.

Seja como for, a tendência é que cada vez mais Corinthians e Flamengo sejam exibidos na Rede Globo e na Bandeirantes, afinal de contas, não há como contestar os números e negar que são eles que dão mais audiência.