Dois rivais com mesmo nome e cores? Isso acontece em duas cidades paulistas

Quem vive as rivalidades de grandes clubes do Brasil, como Grêmio x Internacional, Palmeiras x Corinthians, Cruzeiro x Atlético-MG e Flamengo x Fluminense sabe a intensidade e o significado que possuem uma série de elementos, como as cores. Nunca tente, por exemplo, ir de azul a um jogo do Internacional. Nem de vermelho à Arena do Grêmio. Verde no Corinthians? Só a grama do estádio.

LEIA MAIS
Apenas 16 clubes estão invictos em 2015! Confira quem são

Mas você já imaginou uma rivalidade ilustrada pelas mesmas cores? E dois times com o mesmo nome? Só no Campeonato Paulista, nas divisões inferiores, existem dois casos de clubes que são rivais, mas parecem o mesmo. As cidades de Suzano, na região metropolitana de São Paulo, próxima a Mogi da Cruzes, e São José dos Campos, no Vale do Paraíba, sabem bem o que é isso.

Em São José dos Campos, o tradicional São José E.C. ganhou recentemente a companhia do São José dos Campos FC, time que surgiu do antigo Clube Atlético Joseense. Com a mudança de nome, o Joseense também trocou as cores. Do anterior preto e amarelo, veio o azul, cor da bandeira da cidade. O escudo também ganhou um símbolo presente na bandeira municipal, a roda dentada amarela, que é o escudo do clube mais velho. Os dois times disputam a mesma divisão do Paulistão, a Série A3.

O São José dos Campos FC surgiu com esse nome e cores no ano passado. Com o rebaixamento do São José E.C. na A2, eles se encontraram pela primeira vez em 2015. No primeiro clássico da cidade, um empate em 1 a 1 ficou bom para ambas as partes, como diria um famoso deputado federal.

Atualmente, é o novato que está levando a melhor. O São José dos Campos é o quinto colocado na Série A3, com 14 pontos conquistados em oito rodadas. O São José E.C., que chegou a ser vice-campeão paulista nos anos 1980, é apenas o 11º colocado e estaria fora da segunda fase para brigar pelo acesso se o torneio acabasse hoje, com 11 pontos.

Em Suzano, a história é mais antiga e bizarra. Em 1989, o Clube Atlético Paulista fez uma parceria com a então recém-empossada gestão da prefeitura local para disputar o Campeonato Paulista. Como contrapartida, mudou seu nome para União Suzano Atlético Clube (USAC), usando as cores da bandeia da cidade, branco, vermelho e azul, com um escudo no formato igual ao do São Paulo FC.

Quatro anos depois, alguns dos mesmos fundadores do USAC criaram outro clube em Suzano, chamado de Esporte Clube União Suzano (ECUS), com as mesmas cores e um escudo também nas cores do outro União Suzano, apenas invertendo a ordem. O ECUS só começou a jogar no profissional em 1998. Surgia, com sua chegada ao futebol, o chamado “Clássico dos Gêmeos”.

Em 2015, ambos disputarão juntos, mais uma vez, a Série B do Campeonato Paulista, equivalente à quarta divisão estadual. Só os mascotes são diferentes. O ECUS é o Leão do Colorado, em referência ao Jardim Colorado, bairro onde fica sua sede. O USAC é o Javali das Palmeiras, também por causa do bairro do clube.

Clássico, mesmas cores

Há, ainda, outros vários clássicos entre times do interior paulista cujas cores são as mesmas, mas sem a bizarrice dos nomes. Alguns exemplos em Limeira, Independente e Internacional são alvinegros. Rio Branco e União Barbarense também possuem rivalidade, ambos usando preto e branco. No ABC, Santo André e São Caetano têm o azul como cor principal.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.