Copa Brasil de Paracanoagem define equipe para Mundial

JMendes/CBCa

A Raia Olímpica de Canoagem e Remo do CEPEUSP, em São Paulo, recebe a 1ª Etapa da Copa Brasil de Paracanoagem entre sexta-feira e domingo. Ao todo, estarão presentes na capital paulista mais de 40 atletas representando clubes e associações de canoagem de oito estados.

LEIA MAIS
Brasil Champions acirra disputa brasileira por vaga olímpica no golfe
Rugbi ganha webserie para popularizar o esporte até os Jogos Olímpicos de 2016

O evento será válido como Controle Nacional que definirá os atletas brasileiros que representarão o país no Campeonato Mundial em agosto na Itália, evento classificatório para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Estará em disputa 12 vagas para o Mundial de Paracanoagem, e para fazer parte da equipe permanente do Brasil.

Além disso, três atletas por classe funcional de provas paraolímpicas e dois atletas por classe funcional de provas não paraolímpicas estarão pré-convocados para um controle que definirá a equipe que irá para o Campeonato Pan-americano e Sul-americano e também para o Campeonato Mundial de Paracanoagem. As provas válidas como controle serão sempre a de 200m.

A novidade deste ano será a presença de tetraplégicos, que pela primeira vez na Paracanoagem, terão uma prova destinada exclusivamente para pessoas com este tipo de deficiência física.

Fernando Fernandes é o brasileiro de grande destaque na modalidade, ele é tetracampeão mundial na prova K1 A 200m.

O Campeonato Mundial de Paracanoagem será realizado entre os dias 19 e 23 de agosto na cidade de Milão, na Itália.



Sou um apaixonado por esportes olímpicos!