CBV volta atrás, e Brasil vai receber finais da Liga Mundial de Vôlei

A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) reconsiderou a decisão de não receber mais a fase final da Liga Mundial 2015. Com isso, a FIVB (Federação Internacional de Voleibol) confirmou, nesta sexta-feira (6), o Rio de Janeiro como cidade-sede do evento, que acontecerá entre os dias 14 e 19 de julho. Os jogos serão disputados no Ginásio do Maracanãzinho.

LEIA MAIS
CBV define BH, São Bernardo e Cuiabá como sedes na Liga Mundial de Vôlei

A decisão de abrir mão do direito de sediar as finais aconteceu após uma polêmica que acabou em punição a membros da comissão técnica e jogadores da seleção brasileira masculina no Mundial da Polônia, em 2014. Eles fizeram várias críticas após a derrota na final contra o time da casa, o que desagradou à FIVB, comandada pelo brasileiro Ary Graça.

Com isso, o Rio de Janeiro receberá mais um evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016, já que o Maracanãzinho é uma das praças de competição do evento. A CBV disse que o projeto olímpico pesou na reconsideração.

“Entendemos agora ser hora de priorizarmos o projeto olímpico. É olhar para frente, para 2016. Retomamos as negociações assim que tivemos a informação que estaríamos fora da Copa do Mundo. Não poderíamos comprometer um planejamento que está há três anos mantendo o Brasil no pódio das competições e que encerra o ciclo olímpico jogando em casa”, disse o presidente da CBV, Walter Pitombo Larangeiras, o Toroca.

O Brasil ganha automaticamente o direito de participar da fase final da Liga Mundial como país-sede. A comissão técnica, segundo comunicado da CBV, participou do processo de decisão sobre sediar o evento. Pesou também o fato de que a seleção brasileira não poderá contar este ano com um evento tradicional na preparação olímpica, a Copa do Mundo.

Como a Copa do Mundo dá vagas nos Jogos Olímpicos, o Brasil não poderá disputar a competição porque já tem presença garantida no Rio-2016 como sede.

Na primeira fase da Liga Mundial, a CBV anunciou nesta semana que as três cidades que receberão os jogos do Brasil serão Belo Horizonte, São Bernardo do Campo-SP e Cuiabá-MT.

Foto: Divulgação/CBV



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.