Allianz Parque? Nas placas de trânsito, estádio do Palmeiras ainda é “Parque Antárctica”

O turista que visitar São Paulo e quiser saber como chegar ao Allianz Parque pode ter dificuldades. É que as placas de trânsito na região da Barra Funda e Água Branca, onde fica o estádio do Palmeiras, ainda chamam o local pelo nome como foi conhecido desde sua construção até o começo dos anos 2000: Parque Antárctica.

LEIA MAIS
Seleção Brasileira fará amistoso no Allianz Parque

A reportagem do Torcedores.com andou na região do Allianz Parque e viu as placas. A prefeitura de São Paulo tem como padrão chamar os locais pelos nomes mais conhecidos pela população. Assim, a Arena Corinthians, por exemplo, é chamada de “Estádio de Itaquera”.

O estádio do Palmeiras não se chamava Parque Antárctica. Esse era o nome do terreno pertencente à cervejaria que o vendeu ao Palmeiras mediante um pagamento que demorou 80 anos para ser concluído. O antigo estádio derrubado para dar lugar ao Allianz Parque tinha o nome oficial Estádio Palestra Itália.

A obrigatoriedade de manter placas de publicidade de Antárctica até o fim do contrato ajudou, na cultura popular, a manter o nome. Com o fim dele, em 2000, o Palestra Itália finalmente assumiu sua verdadeira identidade. Contribuiu para isso a mudança de postura de emissoras como a Rede Globo, que não fala mais nomes de marcas em suas transmissões.

Na final da Libertadores de 1999, por exemplo, é possível ouvir Galvão Bueno citando o estádio como Parque Antárctica diversas vezes, algo impensável para os dias de hoje. A Globo não fala, por essa razão, o nome Allianz Parque. O estádio é chamado de Arena Palmeiras pela emissora.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.