Você sabia que Martin Silva quase deixou Fred fora da Copa?; Entenda

Vasco e Fluminense se enfrentarão neste domingo (22) no estádio Nilton Santos, campo do Botafogo, para o primeiro clássico do Campeonato Carioca. Pelo lado vascaíno, um dos principais trunfos é o bom sistema defensivo liderado pelo goleiro Martín Silva, enquanto no Tricolor o grande nome é o atacante Fred, artilheiro da competição. Assim como o encontro entre o Cruzmaltino e o time das Laranjeiras tem história para contar, o duelo entre Martin Silva e Fred também tem seus capítulos próprios.

LEIA MAIS:
Eurico Miranda manda arbitragem que prejudicou o Vasco para “escolinha”
Buffon revela para qual time torce no Brasil

Goleiro do Olímpia-PAR na Libertadores de 2013, Martin Silva se deparou com Fred, em São Januário, naquele ano. O encontro entre o Flu e El Decano terminou empatado por 0 a 0 e marcou o jogo de ida da principal competição do continente sul americano. Na ocasião, Fred não balançou as redes e ainda saiu com uma grave lesão na costela.

A lesão foi considerada incompleta pelo médico José Luiz Runco, de modo que o atleta pode continuar em campo naquela ocasião pelo Fluminense e também no jogo de volta, no Paraguai, onde a equipe perdeu por 2 a 1 e Fred levou outra pancada na mesma região. Dessa vez, no entanto, ele teve que tomar um medicamento dentro do gramado.

O jogo aconteceu no mês de maio de 2013, bem próximo da Copa das Confederações. Por ser um atleta acostumado com esse tipo de situação, Fred sentiu grandes dores apenas nos dois dias que sucederam a lesão. Assim, mesmo com dificuldades, o atacante buscou realizar os treinamentos para estar à disposição do técnico Abel Braga e, principalmente, de Felipão, para o amistoso contra a Inglaterra.

Caso a lesão houvesse sido mais grave, como, por exemplo, com uma fratura completa na costela, Fred teria ficado de fora da Copa das Confederações e talvez da Copa do Mundo. O capitão tricolor, no entanto, não acredita que o lance tenha sido feio por maldade:

“Fraturou minha costela na Libertadores (risos). Sem maldade. Já admirava ele. Para fazer gol nele tem de mirar perto da trave. Vou fazer de tudo para fazer os gols e vencer para quebrar isso”, disse Fred, conforme divulgado no site Netflu.