Thiago Ribeiro por Walter: seria uma boa troca?

Thiago Ribeiro

Uma troca de jogadores vem agitando o mercado esportivo entre Rio-São Paulo nos últimos dias; o Santos teria oferecido o atacante Thiago Ribeiro ao Flu para ter Walter em seu plantel, pedido do treinador santista Enderson Moreira. Antes de mais nada, é importante salientar que o negócio ainda não se concretizou devido a questões financeiras.

LEIA MAIS
Assista o momento em que Walter tenta dar voadora no companheiro
Torcedores fazem piada para explicar voadora de Walter em treino do Fluminense
Burger King quer Walter como garoto-propaganda no Goiás

Precisamos ter em mente que o estilo de jogo de ambos apresenta diferenças consideráveis e apenas algumas semelhanças. O Thiago é o chamado “segundo atacante”, ou seja, é aquele jogador que joga mais fora da área, ajudando aos armadores e laterais a criar chances de gol para o primeiro atacante (em muitos casos, centroavante).

Já o Walter é um centroavante mais fixo, aquele que se posiciona entre os zagueiros, fica mais dentro da área esperando a bola para marcar.

As pequenas semelhanças as quais eu me referi são que tanto o Thiago pode atuar mais centralizado em determinadas oportunidades, quanto o Walter pode atuar como o segundo atacante, buscando mais a bola fora da área para municiar o primeiro atacante. Aliás, o nosso camisa 18 já fez essa função com Renato Gaúcho, atuando junto com Fred no ataque titular do Fluminense.

Hoje o Tricolor tem em seu plantel (além de Walter) Fred e Michael para atuar naquela função mais centralizada, como o principal atacante do time. Pra segundo atacante, temos Lucas Gomes, Kenedy e Pablo Dyego, além de Robert e Marlone que podem atuar improvisados por ali.

Até então, nenhum desses se firmou na posição (Pablo Dyego sequer teve oportunidade), mas Lucas Gomes é o que vem se destacando mais.

É notório, quase óbvio, que seria boa troca para o Flu. Walter vem enfrentando sérios problemas com seu peso, que lhe foge o controle. Não tem entrado bem nas partidas e já sofreu críticas até mesmo de Cristóvão Borges. Já no Santos, ele ‘enfrentaria’ nomes como Robinho, Ricardo Oliveira e Gabigol, mas em compensação conta com a simpatia do treinador.

Sendo bom para ambas as partes, só nos resta aguardar e torcer para que essa troca se concretize.

Foto: Getty Images



Lucas Nunes é um jornalista carioca apaixonado por esportes. Apesar de trabalhar em outros ramos da comunicação atualmente, planeja trilhar carreira no jornalismo esportivo, já que ama, em suma, o futebol, o automobilismo e o MMA.