Sem Bernardo, Doriva pode mudar o esquema tático do Vasco; Veja as opções

Marcelo Sadio/Vasco.com.br

Artilheiro do Vasco na temporada com três em quatro partidas, o meia Bernardo está fora do clássico deste domingo (22), contra o Fluminense, por conta de um cartão vermelho recebido na partida contra o Barra Mansa, quarta-feira passada (18). Sendo assim, o treinador Doriva terá que ao menos fazer uma mudança no time para encarar o Tricolor carioca, contudo, a ausência do camisa 7 e o rendimento abaixo do esperado nos últimos jogos, podem fazê-lo até mesmo mudar o esquema tático do Gigante da Colina.

LEIA MAIS:
Com a chegada de Gilberto, Doriva ganha alternativas para escalar o Vasco; confira
Mercado da bola: Mosquito está de volta ao Vasco

Atualmente, o Vasco adota o 4-5-1, esquema da moda no futebol mundial. Com Montoya aberto pela direita e Bernardo, pela esquerda, o Cruzmaltino dá liberdade para Marcinho flutuar pelo campo, enquanto Thalles fica como referência no comando de ataque. Os laterais têm liberdade para atacar, pois, na recomposição defensiva, também recebem suporte dos meias para proteger os flancos.

football formations

Contudo, esse esquema não deu certo. Apesar de o Vasco não ter perdido nenhum jogo no Cariocão, a equipe também não fez nenhuma partida convincente. Nem mesmo a entrada de Thalles no lugar de Rafael Silva deu certo, aliás, foi o ex-atacante do Ituano quem marcou gol vascaíno na última partida.

Doriva está ciente disso, já que até mesmo o presidente Eurico Miranda tem reclamado das atuações do Vasco. Portanto, o treinador precisa não só encontrar um substituto para Bernardo no jogo de amanhã (22), como também uma maneira de o time render mais. Um das opções dele é escalar Rafael Silva e Gilberto no ataque, fazendo com que o time, ao invés de um jogador de frente, tenha dois. Dessa forma, o Vasco passaria a atuar no 4-4-2. Além disso, Doriva também testou Julio dos Santos na vaga de Montoya, buscando dar mais qualidade a troca de passe. Veja como ficou:

football formations

No treinamento feito com essa escalação, o time demonstrou dificuldades para sair jogando. Com um meio campo mais lento, o Vasco não imprimiu velocidade suficiente para superar as linhas dos reservas e a atividade terminou em 0 a 0. Assim, é provável que Montoya seja mantido no time titular na vaga de Julio dos Santos, enquanto Rafael Silva, mais próximo da área e de Gilberto, comande o ataque. No momento, essa é a melhor opção para o time do Vasco