Qual espaço da camisa do seu time é mais visível na TV?

Anúncios em uma partida de futebol são uma das principais formas de publicidade das empresas que investem neste esporte. A camisa de um time, por exemplo, vale milhões no Brasil, pois a depender da jogada executada ela pode até mesmo ter repercussão mundial. Contudo, qual o melhor espaço para fazer publicidade pelo futebol na TV? Será que é mesmo exibindo uma marca na camisa de um clube?

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Para responder essa e outras perguntas, O Ibope Repucom, a pedido do blog Dinheiro em Jogo, do Globoesporte.com, mapeou as transmissões do Campeonato Brasileiro de 2014. A agência de marketing esportivo possui ferramenta que monitora segundo a segundo todas as partidas de futebol, uma tecnologia que obteve da Informídia depois que a comprou, anos atrás, e que mede também o índice de qualidade dessa exposição na TV. Chama-se QI, um coeficiente calculado com base em (1) tamanho da marca na tela da televisão, (2) localização da marca na tela, pois o centro atrai mais atenção do telespectador do que os cantos, (3) tempo de exposição, (4) quantidade de aparições e (5) impacto que aquela exibição tem no torcedor.

A pesquisa indicou que o melhor lugar para se colocar uma anúncio na camisa do seu time é nas mangas. Embora o peito tenha sempre maior destaque, a sua qualidade de visualização é inferior a da parte lateral do uniforme, que aparece melhor em lances decisivos e quando atletas estão de lado para a câmera.

Contudo, anunciar uma marca em uma camisa de futebol não é a melhor maneira de ter visibilidade, segundo a pesquisa. As placas laterais, de frente para o campo, e aquelas que ficam próximas aos gols, são as que passam mais tempo expostas na TV, razão pela qual são consideradas um excelente investimento.

Não obstante, poucos são os torcedores que percebem quais os patrocínios que aparecem nas placas de publicidade do seu estádio. O inverso se dá quando um novo patrocinador master chega em uma equipe, pois, costumeiramente, aquela marca passa a ser melhor absorvida e mais conhecida.