Opinião: Pato tem que jogar contra o Corinthians. O São Paulo que se vire

Crédito da foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Alexandre Pato está calando os críticos (e eu me incluo entre eles) neste início de temporada. O atacante tem mostrado no São Paulo um futebol que, talvez, não víamos desde os tempos de Milan. Na vitória por 4 a 0 sobre o Danúbio-URU, o jogador teve mais uma exibição sensacional e provou que, sim, fez muita falta na estreia do Tricolor na Libertadores, contra o Corinthians.

LEIA MAIS
Opinião: Laterais são o caminho para o São Paulo na Libertadores

Embora não haja comparação possível entre o péssimo time uruguaio e a equipe comandada por Tite, ficou claro que o São Paulo de 2015 joga bem melhor quando Pato está em campo. O posicionamento de Michel Bastos também é importante para diferenciar a exibições contra Corinthians e Danúbio, mas o atacante é um ícone da atual fase tricolor.

Pato não jogou contra o Corinthians porque pertence ao clube de Itaquera, e o São Paulo teria que pagar uma multa no valor de R$ 1 milhão para escalar o jogador. Agora, no entanto, me parece que não há lugar para uma nova ausência. O São Paulo precisa pagar a multa para ter o atacante contra o Timão no Morumbi.

Só abro uma exceção a minha opinião: se o São Paulo já estiver classificado, pode ser desnecessário gastar para ter o jogador em campo. Mas há outro ponto: uma nova derrota para o Corinthians seria muito ruim para o clima no clube e para a torcida.

Considero o Corinthians como favorito absoluto a se classificar até de forma antecipada na chave. Além de ser um bom time e estar bem montado por Tite, o Timão ainda teve sorte de fazer dois jogos seguidos com o Danúbio na virada de turno da Libertadores. Sendo assim, a outra partida dessa virada, entre San Lorenzo e São Paulo, deve ser decisiva.

Como não é tão difícil imaginar um cenário onde cada um vença seu jogo como mandante, restariam duas rodadas para o São Paulo garantir a vaga. Uma é contra o Danúbio, em Montevidéu. A outra é justamente contra o Corinthians. Vale ou não vale pagar R$ 1 milhão por Pato?

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.