Copa do Qatar em 2022 pode ter final no dia 23 de dezembro

Copa

A FIFA, confirmou hoje que irá recomendar uma mudança de datas referente a Copa do Mundo de 2022 no Qatar. O torneio que sempre é realizado entre os meses de Junho/Julho a casa 4 anos, será alterado para Novembro/Dezembro devido a a razões climáticas.

LEIA MAIS:
Ex-jogador Luis Figo anuncia candidatura à presidência da FIFA
Fox, Telemundo e Bell Media renovam direitos com a FIFA até 2016

O anúncio feito hoje na terceira e última reunião dos calendários feita em Doha, para o os anos de 2018/2024. Após contratarem uma consultoria por 6 meses para estudarem os casos. FIFA alega que a mudança de data tem total apoio dos 6 presidentes das confederações intercontinentais, porém a proposta será agora passada para o comitê executivo que farão reuniões nos dias 19/20 de março em Zurique.

Outro assunto que será discutido é a diminuição da duração da copa do mundo em 2022 com as datas exatas sendo definidas já agora, assim como diminuição de estádios para o torneio. Ainda sobre datas a Copa das confederações, que acontece no país sede um ano antes deverá ser feito em outro país que será decidido pelo presidente da Confederação Asiática de Futebol, Sheikh Salman Bin Ebrahim Al Khalifa e a Copa seria no mesmo ano em 2022, porém em junho/julho, datas que normalmente seria usado para o mundial.

A FIFA acredita que para testar os estádios antes do mundial 2022, a melhor opção seria transferir o mundial interclubes para Novembro/Dezembro no País. Até 2018 o mundial será em Marroccos, depois mudando para uma nova sede a definir.

Sheikh Salman disse: “Nós estamos muito satisfeitos, após um minucioso estudo com todo cuidado referente a esse assunto e várias opiniões estudadas, acreditamos que a melhor solução para o calendário internacional 2018/2024. Gostaria de agradecer todos os membros que se dispuseram a opinar e ajudar nesse minucioso estudo para achar a melhor opção de datas.”

Nos ultimos meses os boatos de que Novembro/Dezembro é a melhor época para se fazer a copa do mundo ganhou força internamente. Porém fora dele o terá muitas críticas. O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, pediu para que o evento não fosse realizado nessa época já que teriam as olimpíadas de inverno na mesma época e seria uma situação aonde ambos iriam perder.

Discursando no Campeonato mundial de Ski Alpino em Vail/Beaver Creek, Colorado, Bach deixou claro que não mudará suas datas de evento só pra acomodar a mudança das datas da FIFA. Apoiando a COI estão os Assossiação de CLubes Europeus(ECA) e a Liga de Futebol Profissional Européia(LFPE) que acreditam que com esse mudança, a lacuna que teria sem campeonatos nesses meses seria totalmente prejudicial para os campeonatos europeus, principalmente os países que não parão devido ao inverno intenso.

Nesse grupo de estudos feito pela FIFA incluíam vários representantes das confederações e representantes , desde Conmebol, ECA, LFPE, Concacaf, UEFA, orgão de desenvolvimento.

O chefe executivo do comitê de 2022, Hassan Al Thawadi e o comitê médico da FIFA, entregaram documentos para FIFA mostrando que devido ao clima  extremamente quente nos meses normais e também por causa do Ramadã, começa em 2 de abril O Qatar estaria impossibilitado de receber o mundial em Junho/Julho, já que os estádios não estariam prontos antes de abril.

Fifa aguarda a definição final das datas do mundial 2022, antes de informar o calendário internacional de 2018/2024

Foto: Divulgação



Aficcionado por esportes, mas muito mais interessado pelos negócios milionários que correm detrás do esporte. Meu intuito é poder escrever e dissertar sobre tudo oque acontece nos bastidores.