Estreia do SporTV na NBA divide internautas; narração foi muito criticada

A transmissão do jogo entre o Dallas Mavericks e o Toronto Raptors, da NBA, feita pela primeira vez no SporTV, dividiu a opinião dos internautas, na noite desta terça-feira (24). Pelo Twitter, muitos usuários opinaram sobre a atração e não houve um consenso no meio de muitas críticas e elogios. Nem mesmo com relação aos aspectos elogiados e criticados.

LEIA MAIS:
SporTV não fala verdadeiro nome de ginásio na primeira transmissão da NBA
Derrick Rose sofre nova lesão e terá que fazer cirurgia

Boa parte dos internautas elogiou a iniciativa do SporTV, em passar a transmitir a NBA, algo novo na história do canal. Até o jogo desta terça-feira, as partidas da NBA eram transmitidas para o Brasil apenas pelos canais ESPN e o canal Space, que não é especializado em esportes.

Por outro lado, muitos torceram o nariz para o narrador da partida, Roby Porto. A locução do profissional foi considerada pouco empolgante e muitos acusaram que o jornalista parecia ligeiramente confuso na transmissão, bem como mal informado de notícias sobre a liga norte-americana. Alguns reclamaram, por exemplo, da ausência de informações sobre a contusão de Derrick Rose, do Chicago Bulls, acontecida na rodada.

Os principais elogios, no entanto, ficaram por conta de algo que foi até chamado de “inovação” por alguns internautas: a presença de uma equipe do canal nos vestiários dos times, fazendo entrevistas exclusivas com os jogadores, imediatamente após o jogo, algo que é marca registrada do SporTV.

Por fim, houve reclamações à política do canal de não mencionar na transmissão o patrocinador que nomeia o ginásio onde foi disputada a partida – algo que já era esperado. A TV Globo, bem como o SporTV, que faz parte de seu grupo de mídia, orienta seus profissionais a não dizer o nome de empresas que não anunciam em sua grade de programação.

Isso faz com que os locutores e comentaristas se refiram aos locais dos jogos por um nome “alternativo”, omitindo a marca que investiu para emprestar seu nome à praça esportiva. O público considera a prática desrespeitosa e um desestímulo ao investimento no esporte.

Confira alguns tweets comentando a transmissão da NBA pelo SporTV:

Criticando a transmissão:

Elogiando:



Tudo o que preciso é um papel e uma caneta. Apaixonado por esportes desde 1900 e bolinha: de futebol, basquete, tênis, rugby...