Clássico em Minas vale a liderança do estadual

Getty Images

Atlético e América fazem neste domingo, no estádio Independência, um dos clássicos mais tradicionais de Minas Gerais. Aquele que já foi chamado de “O Clássico das Multidões”.

LEIA MAIS
Narrador da Globo confirma interferência da emissora na escolha de locais dos jogos

Segundo o galodigital.com.br, este é um confronto que acontece desde 1914, o primeiro jogo entre as duas equipes foi um amistoso, em 13 de maio de 1914, na ocasião o Galo saiu vencedor pelo placar de 2 a 0. A página diz que são 383 jogos, com 194 vitórias do Galo, 102 do rubroverde de Belo Horizonte e 97 empates.

O blog Mundo Coelhão, mantido por um torcedor do América conhecido como Jota Pê, contesta os números, de acordo com o site são 391 Jogos 110 Vitórias do América, 186 do Atlético e 95 Empates.

Rivalidade e números à parte, o clássico de hoje entre Coelho e Galo vale muito para as duas equipes dentro do Campeonato Mineiro 2015. Nos treinos após o jogo da Libertadores, Levir Culpi vem sinalizando, que pode mandar a campo uma equipe alternativa e o colombiano Cardenas finalmente fará sua estreia.

A lista de relacionados para o jogo não foi divulgada, mas algumas ausências são certas, Dátolo e Pedro Botelho ficam de fora por suspensão, Marcos Rocha, Lucas Pratto, Guilherme e Douglas Santos, estão no departamento médico.

O Galo quer a manutenção da liderança perdida para o Cruzeiro, após o time da toca fazer 3 a 0 sobre o Boa Esporte, na noite de ontem, no Mineirão. Outro objetivo é tentar manter os 100% de aproveitamento no estadual.

O América também vai em busca da liderança, mas para isso tem uma tarefa árdua, que é a de golear o Atlético por no mínimo cinco gols de diferença. Além disso, o alviverde busca a quebra de um tabu, o de não vencer o alvinegro desde 2011.

O técnico Givanildo Oliveira, não poderá contar com Leandro Guerreiro que sente dores musculares na coxa esquerda, quem deve fazer sua estréia pelo coelho é o zagueiro Alison, que veio do Treze da PB, por indicação do treinador americano.

O árbitro da partida será Igor Junio Benevenuto seus auxiliares serão Felipe Alan Costa de Oliveira e Marconi Helbert Vieira.

Prováveis escalações:

América: João Ricardo, Patrick, Alison, Anderson Conceição e Bryan, Tiago Santos, Diego Lorenzi, Mancini e Felipe Amorim; Henrique e Rodrigo Silva.

Atlético: Victor; Carlos César, Tiago, Edcarlos e Emerson Conceição; Pierre, Josué, Cárdenas e Carlos; Cesinha e André.