Atleta de 73 anos se destaca em equipe de hóquei do Pará

Você que fica pensando se ainda tem idade para praticar um esporte vamos apresentar mais um grande exemplo, de muitos espalhados pelo nosso Brasil. Quebrando paradigmas e não apenas pela idade que pratica esse esporte, ele fará parte de um momento histórico para a equipe de hóquei inline do Pará: disputar um torneio fora do estado.

LEIA MAIS:
Hípica completa 20 anos de hóquei em Campinas

Sim. Aos 73 anos de idade, esse senhor é um dos maiores exemplos do hóquei inline e muitas outras modalidades. Fernando Lima é o nome desse atleta tão inspirador. Além do hóquei, Seu Fernando – como é conhecido em Belém do Pará – pratica natação, windsurf, patinação de rua, corrida de grupo e motovelocidade.

Seu Fernando

Nesse ano a equipe paraense disputará a primeira competição fora do estado. Será o 2º Open Aces, que acontecerá em Vitória – ES, em Abril.  “Desde quando a equipe foi criada o objetivo era disputar competições regionais e nacionais. Escolhemos esse open devido a organização ser bem competente e séria”, disse o atleta Raimundo – o Guto.

Seu Fernando estará presente nesse momento histórico e segue como inspiração aos demais atletas. “Ele é o exemplo da equipe, raramente falta aos treinos, sempre procura ajudar a todos dentro de suas limitações e é muito dedicado. Apesar da idade, ele é muito forte fisicamente. Estamos todos muito ansiosos para essa competição”, finalizou Guto.

O hóquei inline chegou a Belém do Pará na década de 90. Sempre existiram diversas equipes no estado e a federação local organizava diversos campeonatos, mas não havia nenhuma integração com o eixo sul-sudeste. Em meados do ano 2000, as principais quadras da cidade fecharam e a modalidade caiu no ostracismo, chegando a deixar de existir totalmente.

Por volta de 2011, a patinação voltou a crescer na cidade e com isso os praticantes de hóquei da década de 90 resolveram se reunir novamente para jogar e matar a saudade. Então o esporte foi ficando mais sério a medida que o tempo ia passando e os times surgiram naturalmente. Inicialmente aconteceu um torneio de travinhas, em uma quadra pública situada na orla da cidade, o que atraiu muitos curiosos.

Em 2012 surgia a equipe do Bulldogs através da iniciativa do técnico e capitão da equipe, Fabricio Bessa, com a intenção de fomentar o esporte na capital paraense e atrair novos praticantes para a modalidade. Através desta iniciativa novos jogadores foram aderindo a equipe, que inicialmente contava com apenas 6 jogadores.

Já em 2013, com as equipes cada vez mais equipadas, foi organizado um torneio open, somente com equipes locais e que recebeu o nome de: 1ª Copa Personal de hóquei inline. O Bulldogs sagrou-se campeão invicto da competição que aconteceu em Castanhal – PA e a partir daí virou referência do hóquei no Norte do país, e o Seu Fernando já estava na equipe nesse primeiro título.

Alguns jogadores do Bulldogs adquiriram experiências em campeonatos pelo Brasil, Argentina e México, onde buscam ganhar conhecimento e repassá-lo para o restante da equipe, sempre visando à evolução de todos.

A equipe atual conta com 15 atletas na categoria adulto masculino e já pretendem criar uma categoria feminina, que tem hoje 4 meninas já em treinamento.

Logo
Acompanhe a equipe Bulldogs:

https://instagram.com/bulldogsinlinehockey/

https://www.youtube.com/channel/UCWK5y13VmNbbO3HazxOzCcw