Opinião: 4-4-2 de Muricy x 4-1-4-1 Tite no Majestoso!

Tite

Tite, após seu retorno ao Corinthians, já tem mostrado algumas das novas aptidões que adquiriu em seu período de estudos na Europa. Continua com a defesa sendo seu ponto forte, com poucos espaços para o adversário, mas
aperfeiçoou o setor defensivo, colocando mais compactação e organização, principalmente nas transições.

LEIA MAIS:
Antes do Majestoso, Michel Bastos reforça tese de Aidar
Opinião: Muricy diz que só falta profundidade. Será?

O jogo não é mais cadenciado, porém com toques rápidos e sempre em progressão ao gol. É nitidamente um time mais organizado e estruturado do que o de 2014. Mas a principal diferença é o esquema tático.

Enquanto seu rival Muricy Ramalho segue em suma, no seu tradicional 4-4-2, Tite aumentou uma linha e tem usado muito o 4-1-4-1 ou o 4-4-1-1, como os grandes clubes Europeus. O que isso significa caro leitor? Que são esquemas completamente diferentes!

O Corinthians vai tentar trabalhar nas costas da defesa do São Paulo usando a infiltração como estratégia, porém, se cada um dos jogadores não estiver muito bem direcionado, podem perder na criação ou no contra-ataque.

Se realmente o Tricolor entrar com o 4-4-2, o jogo provavelmente será com muito toque de bola e poucas oportunidades de gols. Se o Muricy quiser manter as três linhas e dar mais emoção ao jogo, sugiro o 3-5-2, assim vai povoar o meio de campo, dando maior possibilidade de criação, cuidando para que os laterais se desloquem em grandes distâncias verticalmente, porém sem perder amplitude.

Mas esse é apenas um palpite de quem só comanda times no vídeo game!

Foto: Getty Images



Estudante de jornalismo na Umesp, e de futebol na Universidade do Futebol. Trabalha na rádio Jovem Pan, no programa \"No Mundo da Bola\". Fez algumas participações comentando sobre futebol na rádio Bradesco Esportes FM. Apaixonada e viciada em tudo o que acontece no mundo da bola; dentro e fora das quatro linhas!