Sul-americano sub-20 começa nesta quarta-feira

Seleção conhece o estádio da estréia contra o Chile em Maldonado/ Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação

Começa hoje o sul-americano sub-20. A competição será disputada no formato já consolidado nas últimas edições, com sede fixa- no Uruguai, dois grupos com cinco seleções e um hexagonal final. São três classificados por grupo, o torneio da quatro vagas para o mundial, quatro para o pan-americano e uma para as olimpíadas – seriam duas em condições normais mas o Brasil como país sede já tem presença garantida nos jogos de 2016.

Na noite desta quarta-feira a Argentina estréia contra o Equador às 20:00 na cidade de Colônia do Sacramento, o grande destaque da albiceleste é o atacante Ángel Correa importante na conquista da Libertadores pelo San Lorenzo e que atualmente joga pelo Atlético de Madri. Na sequência, pelo mesmo grupo, se enfrentam Bolívia e Paraguai, do meia corinthiano Gustavo Vieira.

O Brasil entra em campo na quinta-feira às 20:00 em Maldonado contra o Chile. Se repetir a formação do último amistoso contra a equipe do Macaé, jogo vencido pela seleção por 3 a 2, Marcos(Fluminense); Auro(São Paulo), Eduardo(Internacional), Marlon(Fluminense), Caju(Santos); Thiago Maia(Santos), Gerson(Fluminense) e Nathan(Atlético/PR); Marcos Guilherme(Atlético/PR), Thales(Vasco) e Kennedy(Fluminense) serão os onze titulares na partida.

Por outro lado é preocupante a sobrecarga física nos jovens jogadores, já que a seleção se prepara para a competição que se aproxima desde o fim do mês de dezembro e antes disso a maioria dos jogadores ou disputavam os campeonatos nacionais e/ou o brasileiro sub-20 e quando a competição continental terminar o calendário profissional no Brasil vai estar apenas começando e na Europa a temporada entrará em seu momento decisivo.

O Sportv transmite a competição com exclusividade. 

Convocados com a numeração do torneio:

1- Marcos (Fluminense), 2- João Pedro (Palmeiras), 3- Eduardo (Internacional), 4- Marlon (Fluminense), 5- Walace (Grêmio), 6- Caju (Santos), 7- Gabriel  (Santos), 8- Lucas Evangelista (Udinese), 9- Thalles (Vasco), 10- Nathan (Atlético-PR), 11- Marcos Guilherme (Atlético-PR) ,12- Georgemy (Cruzeiro), 13- Auro (São Paulo), 14- Nathan Cardoso (Palmeiras), 15- Leo Pereira (Atlético-PR), 16- Lorran (Vasco), 17- Thiago Maia (Santos), 18- Eduardo Henrique (Atlético-MG), 19- Kennedy (Fluminense), 20- Malcom (Corinthians), 21- Gerson (Fluminense), 22- Lucas Perri (São Paulo), 23- Yuri (Botafogo).

Publicado originalmente no blog Indústria de Base



Jornalista preocupado com a formação humana dos jovens jogadores do futebol brasileiro. Desenvolvedor do site www.industriadebase.com que tem essa temática.