Piloto saudita da Toyota vence pela primeira vez no Dakar

Yazeed Alrajhi e Timo Gottschalk derrubaram a invencibilidade dos pilotos da equipe Mini nas especiais da 37ª edição do Rally Dakar. Na tarde deste domingo (11), a dupla da Toyota percorreu os 510 quilômetros finais da etapa maratona em 3h26min49s, conquistando a primeira vitória em uma etapa do mais famoso rali cross country do mundo.

LEIA MAIS:
Da Costa vence e-prix da Argentina da Fórmula E

“Hoje foi um bom dia. Nós guiamos rápido fomos felizes. A maior dificuldade foi organizar as paradas para ir ao banheiro! A largada no Salar de Uyuni foi ótima e realizada em boas condições. Não tivemos a maior velocidade, mas gerenciamos para alcançar com os outros”, disse o bem-humorado piloto saudita.

A segunda colocação da especial deste domingo ficou com os argentinos Orlando Terranova e Bernardo Graue, vencedores de três especiais – entre elas a realizada no último sábado (10). A dupla da Mini foi apenas 1min12s mais lenta em relação ao saudita e ao alemão da Toyota.

“A etapa maratona foi uma experiência impressionante. Honestamente, a Bolívia nos deu uma acolhida calorosa. Tudo foi perfeitamente organizado. As duas etapas foram muito exigentes e esgotantes. Tive de fazer um trabalho mecânico, mas está tudo bem”, comenta Terranova.

Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel foram os terceiros colocados, chegando a 2min36s de Alrajhi e Gottschalk. O resultado pouco alterou a classificação geral do Dakar, uma vez que Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz, quarto colocados neste domingo, foram treze segundos mais lentos que a dupla da Mini. O top-5 do dia ainda teve Krzysztof Holowczyc e Xavier Panseri.

Os brasileiros tiveram o melhor dia na edição 2015 do Dakar. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad completaram a especial na 11ª colocação, enquanto o navegador Edu Sachs e o piloto português Ricardo Leal terminaram o domingo com a 19ª posição.

A classificação geral do Dakar aponta Al-Attiyah e Baumel na liderança, com 26h41min15s, pouco mais de oito minutos a frente de Villiers e Von Zitzewitz. Alrajhi e Gottschalk seguem na terceira posição. Spinelli e Haddad são os 15º colocados, enquanto Leal e Sachs subiram para o 27º posto.

Nesta segunda-feira (12), os competidores da categoria carros terão uma folga, voltando a competir apenas na terça-feira (13).

Foto: Toyota



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.