Opinião: Mercado da bola mostra que paulistas aprenderam pouco com 2014 ruim

ze roberto palmeiras mercado

Zé Roberto, 40 anos, é a contratação mais expressiva até agora no mercado da bola do futebol paulista. E já se foi um mês desde o fim do Campeonato Brasileiro, acontecimento que dispara negociações, especulações e acertos. Dudu, cotado para fechar com o Corinthians, deve assumir esse papel, mas nada de outro mundo.

LEIA MAIS
Mercado da bola: Alecsandro, do Flamengo, é oferecido ao Palmeiras

Será que não aprendemos nada mesmo com o ano ruim vivido pelos times de São Paulo em 2014? O único campeão de um torneio de elite foi o Ituano. O único campeão de qualquer coisa na capital paulista foi o Nacional, na quarta divisão estadual.

Em outras épocas, os times tentavam consertar a fundo seus anos negativos com contratações de peso, aliadas a uma quantidade boa de reforços em posições, deixando os elencos mais fortes.

Os Corinthians de 2008, na Série B, e de 2009 e 2010, com Ronaldo e Roberto Carlos, respectivamente, são um grande exemplo. Além desses nomes de peso, o clube apostou em reforços variados que depois vingaram e formaram a base que levou a um período glorioso cheio de títulos.

Agora, no mundo real de 2015, o que vemos é um Corinthians com menos dinheiro, segurando e apostando as fichas no retorno de Cristian e nessa contratação de Dudu. O São Paulo também não empolgou e trouxe alguns nomes de sucesso no Fluminense, como Carlinhos. O Palmeiras contratou mais, mas segue com a maior parte do elenco remanescente do vexame que foi o centenário em 2014. O Santos, então, é o pior: não contratou ninguém.

Fica difícil acreditar que 2015 será um ano melhor para o futebol de São Paulo. Ainda somos os mesmos…



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.