Mercado da bola: Veja um resumo da semana dos clubes nordestinos

     A segunda semana do ano foi agitada para os clubes nordestinos. Muitas especulações, contratações, saídas e chegadas na preparação para os campeonatos estaduais e para a Copa do Nordeste. Acompanhe aqui no Torcedores.com um resumo do seu time durante a semana de janela de transferências aberta.

LEIA MAIS:

        O destaque dessa semana vai para o Botafogo do Rio de Janeiro. Sim, o clube carioca tem olhado com carinho para o mercado nordestino, e trouxe reforços como o zagueiro Renan Fonseca, ex-Santa Cruz e o atacante Bill, destaque na Série B e na Copa do Nordeste pelo Ceará. Em terras baianas, vale ressaltar a saída do goleiro Marcelo Lomba do Bahia, que irá defender a Ponte Preta por um ano após empréstimo. Veja um resumo de cada time:

ABC-RN: “O Mais querido” reformula sua equipe para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. A possível saída do atacante Dênis Marques para o Santa Cruz está longe de acontecer agora, mas o jogador não faz mais parte do elenco alvinegro. Houveram especulações sobre a volta do atacante Wallyson, ex-Botafogo, mas não ocorreu.

Quem chega: Reginaldo(Lateral, Coritiba)(por empréstimo), Jussandro(Lateral, Chapecoense), Raul(Zagueiro, Figueirense), Leandro Amaro(Zagueiro, Chapecoense), Clebinho(Meia, CRB), Sandro(Meia, Bragantino) Júlio César(Meia, Paraná), Fabinho Alves(Atacante, Chapecoense).

Quem sai: Dênis Marques

AMÉRICA-RN: O rebaixamento no ano de 2014 prejudicou as transferências para o “Mecão”. Rodrigo Pimpão, um dos principais jogadores da equipe, saiu para o Botafogo. O atacante Cascata, com passagem pelo rival ABC, chegou. Apesar disso, contratou muitos jogadores para a disputa da Copa do Nordeste e da Série C.

Quem chega: Júnior Timbó(Meia, Chapecoense), Cascata(Meia, Sampaio Corrêa), Léo(Goleiro, Oeste), Busatto(Goleiro, ICASA), Paulo Júnior(Atacante, Campinense), Magalhães(Lateral, São Bernardo), Cesinha, Thiago Potiguar(Meia, Remo), Flávio Boaventura(Zagueiro, ABC), Zé Antônio(Volante, Paysandu)

Quem sai: Rodrigo Pimpão(Botafogo)

BAHIA: O Tricolor de Aço emprestou o goleiro Marcelo Lomba, e está em fase de reformulação para disputar os torneios desse ano. Após o rebaixamento e a troca de presidente, o Bahia trouxe o meia Tchô, que atuou pelo América Mineiro, e tenta trazer o atacante Jael, que já teve uma passagem pelo próprio clube. No Maranhão, cogita-se o nome do atacante Pimentinha, que jogou a Série B pelo Sampaio Corrêa.

Quem chega: Tchô (Meia, América-MG), Willians(Atacante, América-MG) e Adriano Alves(Zagueiro, Atlético-GO), Sérgio Soares(Técnico).

Quem sai: William Barbio(Chapecoense), Marcelo Lomba(Ponte Preta), Adaílton(Chicago Fire-EUA), Guilherme Santos(Fluminense).

CEARÁ: O vozão, após um frustrante 2014 sem acesso e com o vice da Copa do Nordeste, busca um 2015 melhor, com muitas novidades. O técnico Dado Cavalcanti tem nas mãos uma boa base, mas perdeu seu principal centroavante: Bill, que foi para o Botafogo. A presença de Magno Alves é importante para o desenvolvimento do elenco.

Quem chega: Sandro Manoel(Volante, Santa Cruz), Wescley(Meia, Santa Cruz), Tiago Costa(Lateral, Santa Cruz)

Quem sai: Bill(Botafogo)

FORTALEZA: Com um grande número de contratações, o Leão do Pici tenta sair da incômoda Série C em 2015. Após perder a vaga em casa, diante de um Castelão lotado, o Fortaleza buscou reforços. Começando pelo técnico Nedo Xavier. O lateral Auremir, ex-Náutico reforça a equipe. Deola, ex-goleiro do Palmeiras, é a grande contratação para a temporada tricolor.

Quem chega: Deola(Goleiro, Palmeiras), Auremir(Lateral, Paraná), Pio(Volante, Botafogo-PB), Jefferson(Volante, Tiradentes-CE), Régis(Volante, Nagoya Grampus-JAP), Vinicius Hess(Volante, Boa Esporte), Márcio Diogo(Atacante, Sampaio Corrêa), Maranhão(Meia, Ceará), Samuel(Meia, Luverdense-MT), Éverton(Meia, Joinville), Cassio Barbosa(Atacante, São Caetano), Lúcio Maranhão(Atacante, ASA-AL), Felipe Sertânia(Meia).

Quem sai: Erick Flores(Boavista), Robert(Sampaio Corrêa)

NÁUTICO: O Timbu sofre com problemas internos, tem a chegada do técnico Moacir Júnior e aposta principalmente na base para a temporada de 2015. De reforços, o destaque vai para o zagueiro Elivelton, que chega do Fluminense para reforçar o sistema defensivo. O atacante Cassiano, do Santa Cruz, chegou a ser especulado no clube, mas nada concreto ainda. A grande novidade é o volante Muralha, que chega por empréstimo do Flamengo.

Quem chega: Elivelton(Zagueiro, Fluminense), Bruno Alves(Atacante, Macaé), Jefferson Renan(Meia, Porto-PE), Welton Felipe(Zagueiro, Vila Nova-MG), Anderson Preto(Volante, Estrela do Norte-ES), Moacir Júnior(Técnico), Muralha(Volante, Flamengo)

Quem sai: Raí(Sampaio Corrêa), Sassá(Bahia), Luiz Alberto, Elicarlos(Chapecoense), William Alves(Paysandu).

SAMPAIO CORRÊA: Após uma boa temporada na Série B, a “Bolívia Querida” tem como desafio em 2015 a Copa do Nordeste. Seus jogadores vêm chamando a atenção dos clubes do sudeste, como é o caso do volante Jonas e o meia Pimentinha.

Quem chega: Robert(Atacante, Fortaleza)

Quem sai: Jonas(Corinthians)

SANTA CRUZ: O Tricolor do Arruda se mexe para superar as perdas do elenco. Jogadores como o zagueiro Renan Fonseca, e o atacante Flávio Caça-Rato não estão mais à disposição do treinador Ricardinho, que é novidade no clube tricolor. A volta do ídolo tricolor Dênis Marques chegou a ser especulada, mas nada foi concretizado.

Quem chega: Bruno(Goleiro, Palmeiras), Pedro Castro(Meia, Paraná), Ricardinho(Técnico), Edson Sitta(Meia, Paraná), Thaiguinho(Atacante, Paraná)

Quem sai: Flávio Caça-Rato(Remo-PA), Renan Fonseca(Botafogo), Pingo(Red Bull Brasil-SP), Danilo Pires(Atlético-MG), Wescley(Ceará), Sandro Manoel(Ceará), Tiago Costa(Ceará), Keno, Natan.

SPORT: A equipe rubro-negra da Praça da Bandeira busca contratações pontuais e jogadores versáteis, segundo o técnico Eduardo Baptista. A base foi mantida e a diretoria trouxe jogadores jovens e com potencial. O goleiro Danilo Fernandes, do Corinthians e o meia Élber, do Cruzeiro, são os destaques. O lateral Guilherme Andrade esteve treinando na Ilha do Retiro, mas lesionou-se e foi devolvido ao Corinthians. A busca agora é por um atacante. Ademilson, do São Paulo, é um nome forte.

Quem chega: Danilo Fernandes(Goleiro, Corinthians), Élber(Meia, Cruzeiro), Alex Silva(Lateral, Atlético-MG).

Quem sai: Zé Mário(ABC-RN), Ibson, Augusto, Neto Baiano(Vitória-BA), Leonardo, Ananias(Chapecoense), Ferron(Figueirense), Érico Júnior(Paysandu).

VITÓRIA: O rubro-negro baiano perdeu talvez seu principal jogador em 2014. O atacante Dinei acertou com o Kashima Antlers, clube em que Zico jogou no Japão. Em compensação, o Leão tem de volta um de seus ídolos, o atacante Neto Baiano que vem do Sport.  Além da troca de comando para o técnico Ricardo Drubscky, o time vem se reforçando bem para a temporada 2015

Quem chega: Amaral(Volante, Flamengo), Neto Baiano(Atacante, Sport), Rogério(Atacante, Botafogo), Ricardo Drubscky(Técnico), Saimon(Zagueiro, Grêmio). 

Quem sai: Dinei(Kashima Antlers-JAP), Marcinho (Vasco), Danilo Tarracha(Criciúma), Roger Carvalho(Botafogo).

Crédito da Foto: Site Oficial do Vitória



Estudante de Jornalismo na UFPE, fã de esportes, apaixonado por futebol mas também rugby e futebol americano.