Liga de Basquete decide não permitir que Vasco tente disputar a NBB; Flamengo tem peso decisivo na votação

A Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiu por oito votos contra sete que o Clube de Regatas Vasco da Gama, juntamente com o Jacareí, não poderão disputar a Liga Ouro, competição cujo vencedor consegue o direito de jogar a NBB. Um dos votos que pesaram para a decisão foi o do Flamengo, conforme informação divulgada no UOL Esportes.

LEIA MAIS:
Primeiro jogo de basquete completa 123 anos
Revista Times elege foto de torcedor do Vasco como uma das imagens mais marcantes de 2014

A negativa da LNB pegou de surpresa o representante do Vasco, Fernando Lima. Segundo ele, já havia sido combinado que o Vasco conseguiria disputar a competição, porém, na hora da votação, tudo mudou:

“Tive esta reunião na terça-feira e o pessoal da LNB demonstrou muito interesse em contar com o Vasco na competição. Vim para São Paulo para oficializar nosso projeto e apresentá-lo aos demais clubes pensando se tratar de uma questão de formalidade. Depois de fazer minha apresentação, fui convidado a me retirar da sala para que fizessem uma votação que eu nem sabia que aconteceria. Fiquei perplexo com o resultado final. Quem votou contra deve ter suas razões. Cabe a nós aceitar. Agora, vamos ver se no ano que vem conseguimos”, afirmou ao UOL Esporte Fernando Lima, vice-presidente de Quadra e Salão do Vasco.

Oficialmente, o Flamengo não revelou qual foi seu voto, mas o representante do clube na reunião, Alexandre Póvoa, ratificou a posição do clube de apoiar a decisão da LNB:

“Estamos com a Liga (LNB). Agimos como liga. Não vai ouvir de mim se o Flamengo votou contra ou a favor. A votação foi secreta. Não é minha a decisão. Havia duas vertentes. Uma defendia a entrada de um time de camisa e outra prezava pelo prazo de inscrição, que já estava encerrado, pela legalidade”, disse Póvoa ao Globoesporte.com.

O Vasco pleiteava, ao lado do Jacareí, a chance de participar da Liga de Ouro contra Sport-PE, Campo Mourão, CEUB-DF e Caxias-RS, mas agora terá que se concentrar apenas na disputa do Campeonato Carioca de Basquete.

Foto: Reprodução/Twitter