Opinião: Futebol não é coisa de macho

Já se foi o tempo que mulher gostar de futebol era algo extraordinário. Felizmente está cada vez mais comum encontrar meninas pelos estádios e fóruns de discussão da vida e, gostem ou não, elas estão conquistando espaço. Mas o mito de que o esporte é algo masculino ainda vive – e influencia bastante na forma que essas mulheres são vistas.

LEIA MAIS:
Fernanda Gentil fala sobre mulheres no futebol: “grande minoria”
Brasil: País do futebol e de mulheres lindas e entendidas do assunto

De um lado, a imagem de que uma mulher só pode ser um tanto masculinizada para curtir o futebol traz a tona uma série de preconceitos relacionados à sexualidade. Do outro, o descrédito recebido por considerar algum jogador bonito ou “se arrumar demais” para torcer sobrepõem qualquer conhecimento técnico já demonstrado algum dia. Espaço para as mulheres tem de sobra, as atitudes femininas são o problema. E já passou da hora de superar isso.

Por mais que, por muito tempo, o futebol tenha sido sinônimo de algo masculino, um homem não é “mais homem” por acompanhar o seu time de coração. É um esporte como outro qualquer e gostar dele não define coisa alguma (a não ser que você tem um excelente gosto para esportes). Transformar algo que deveria entreter em ferramenta de autoafirmação só prejudica a todos com uma penca de estereótipos. Parem.

Futebol não é coisa de macho. É coisa de homens, de mulheres, de qualquer pessoa, de qualquer orientação sexual e qualquer personalidade. Há espaço para todos. Vamos focar no que realmente importa e parar de julgar os outros baseados em parâmetros que ao menos fazem sentido. Ninguém deve esconder quem realmente é para ser respeitado.

Enquanto isso, mais uma escolha do Bola de Ouro da Fifa vem aí, Palmeiras deu um belo chapéu no Corinthians e no São Paulo ao contratar o Dudu, a CBF ainda não pensou na necessária reformulação do futebol brasileiro pós-7×1… Discutir sobre a vida dos outros com tanta pauta chega a ser incoerente pra quem gosta tanto de futebol, né?

Crédito da foto: Reprodução



Viemos para mostrar que futebol também é coisa de mulherzinha! Toda segunda-feira estaremos por aqui com papo de bola, diy, moda e maquiagem para as meninas que curtem o melhor esporte do mundo ♥