Corinthians será investigado na Operação Lava-Jato, segundo jornal

Arena Corinthians
Getty Images

O estádio que o Corinthians conseguiu construir graças à Copa do Mundo está sendo investigado pela Operação Lava-Jato. Deflagrada pela Polícia Federal para apurar casos de corrupção na Petrobras, a operação já prendeu dezenas de pessoas e revelou um dos maiores escândalos de desvios e lavagem de dinheiro público da história do Brasil.

LEIA MAIS:
Veja a análise das contratações do “sem dinheiro” Corinthians

A Arena Corinthians, chamada popularmente de Itaquerão, entrou no alvo dos investigadores devido a controvérsias no contrato firmado entre o clube e a empresa que retirou os dutos da Petrobras, que passavam por baixo do terreno onde foi construído o estádio.

De acordo com o jornal Valor Econômico, o doleiro Alberto Youssef, principal réu do caso, estaria envolvido no negócio e a suspeita principal é a de que ele tenha lavado uma parte do dinheiro desviado da estatal por meio da licitação feita para a obra em questão.

O escândalo de corrupção na Petrobras explodiu ao longo de 2014 e já levou para a prisão, além do já citado doleiro, o ex-diretor de Abastecimento da empresa, Paulo Roberto Costa e diversos executivos de empreiteiras. Nesta quarta-feira (14), foi efetuada também a detenção de Nestor Cerveró, outro executivo da companhia petrolífera.

Corinthians já foi investigado pela PF nesta década

Esta será a segunda vez que o Corinthians será investigado pela Polícia Federal, apenas nesta década. Em 2005, quando firmou parceria com a MSI, o clube tornou-se suspeito de ajudar o iraniano Kia Joorabchian, executivo da empresa e intermediário do negócio, a lavar dinheiro por meio da contratação de atletas.

Na época, o presidente Roberto Duailib chegou a ter seu telefone grampeado e foi flagrado em conversas suspeitas com outros dirigentes do Corinthians, além do próprio Kia. Anos depois, no entanto, por falta de provas, o processo foi arquivado.

Foto: Getty Images



Tudo o que preciso é um papel e uma caneta. Apaixonado por esportes desde 1900 e bolinha: de futebol, basquete, tênis, rugby...